São Paulo vence o Santos em Cuiabá e garante vaga na Libertadores

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2014 19h00
Rubens Chiri/São Paulo FC/Divulgação Boschilia comemora gol que deu a vitória do São Paulo contra o Santos em Cuiabá.

Um Santos sem pretensões no Campeonato e um São Paulo cheio de reservas, poupando seus titulares para a semifinal da Sulamericana, protagonizaram um SanSão diferente, realizado na Arena Pantanal. Melhor para o Tricolor, que venceu a partida com um gol do meia Boschilia. A vitória não bastou para impedir o título do Cruzeiro nesta rodada, mas dá moral para o importante desafio pela Sulamericana, na quarta-feira.

Diante do calor de Cuiabá, o jogo começou bastante morno. Os times tinham dificuldades para criar jogadas e os movimentos se concentravam no meio de campo. O São Paulo, cheio de reservas, deixava o Santos ficar mais tempo com a bola no pé, mas o Peixe, com Robinho e Lucas Lima pouco inspirados, tampouco conseguia ser incisivo.

O ritmo fraco só mudou no final da primeira etapa, quando o São Paulo esboçou uma pressão e exigiu boa defesa de Aranha em chute de Ademílson. Na sequência, Boschilia furou dentro da pequena área em confusão que a defesa santista teve trabalho para resolver.

Durante o intervalo, os treinadores mexeram em suas equipes. Muricy Ramalho colocou Luís Fabiano no lugar do apagado Alexandre Pato e Enderson Moreira tirou Souza e Gabriel para darem lugar a Thiago Ribeiro e Geuvânio. E deu certo: em 15 minutos da etapa final houve mais emoção do que em toda a anterior.

Logo aos oito minutos Geuvânio recebeu de Lucas Silva na área, cara a cara com Rogério, e chutou para fora. Na sequência Boschilia foi mortal: o meia recebeu pivô de Ademílson pela esquerda e bateu rasteiro, cruzado. A bola pegou na trave e morreu nas redes.

O Santos, mesmo cumprindo tabela, foi para cima em busca do empate, e quase o conseguiu com uma bomba de fora da área de Geuvânio que explodiu no travessão. Pouco depois, Caju tabelou com Robinho e chutou fraco para a defesa de Rogério. O goleiro são paulino trabalharia novamente em contra-ataque rival, no qual Robinho roubou a bola no meio de campo e passou para Geuvânio, que limpou a jogada e bateu fraco.

A força que faltava nas finalizações santistas estava nos pés de Michel Bastos. Após entrar no lugar de Boschilia, o meia puxou para a perna esquerda e soltou um foguete da entrada da área; a bola passou centímetros acima do travessão.

Depois de toda a correria os times diminuíram o ritmo, mas ainda buscando o gol. O Santos foi para cima e chegou a criar algumas jogadas, mas ainda sem precisão na hora de finalizar. Já o São Paulo não soube aproveitar os espaços deixados pelo rival. Nos momentos finais houve tempo até para uma pequena confusão: Leandro Damião dividiu forte com Hudson, que sentiu a perna. Os jogadores são paulinos foram tirar satisfação e discutiram com os adversários.

Com a vitória, o São Paulo chega a 66 pontos e conquista matematicamente a vaga para a Libertadores de 2015. Já o Santos permanece na nona posição, com 47. Na próxima rodada ambos jogam em casa: o Tricolor pega o Figueirense no Morumbi e o Peixe enfrenta o desesperado Botafogo na Vila Belmiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.