São Paulo volta a empatar pelo Paulistão e adia classificação

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 22/03/2017 23h46
SP - PAULISTÃO/BOTAFOGO X SÃO PAULO - ESPORTES - Comemoração do gol de Kaue, do Botafogo, em partida contra o São Paulo, válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista 2017, realizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), nesta quarta-feira. 22/03/2017 - Foto: THIAGO CALIL/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO THIAGO CALIL/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Kaue comemora o gol de empate na partida entre Botafogo e São Paulo

Com um gol de Gilberto, artilheiro do time no ano ao lado de Cueva, o São Paulo saiu na frente do Botafogo, em Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista, mas sofreu o empate após mais uma falha do sistema defensivo na temporada e ficou no 1 a 1, na noite desta quarta-feira, pela décima rodada.

Com o resultado, o São Paulo lidera o Grupo B do Paulistão com 16 pontos, dois a mais que o Linense, o segundo colocado, tendo completado o terceiro jogo seguido sem vitória no torneio estadual e adiando sua classificação as quartas de final. Já o Botafogo é o segundo colocado do Grupo A com 13 pontos.

O São Paulo entrou em campo com oito desfalques, entre eles o meia Cueva e o atacante Lucas Pratto, em suas seleções nacionais, e os zagueiros titulares Maicon e Rodrigo Caio, que estão se recuperando de lesão. Com isso, Rogério Ceni montou a zaga com Lugano e Lucão, que atuou pela primeira vez no Paulistão, e optou por um meio de campo com três volantes.

Com essa formação, o time não tinha grande poder de criação, mas conseguia marcar bastante no meio e pressionava quando tinha a bola. Aos cinco minutos, a primeira grande chance veio com Luiz Araújo, que mandou a bola no travessão, assustando Neneca. O São Paulo apertava e aos 20, em um cruzamento de Junior Tavares, Gilberto marcou de cabeça. Foi o sétimo gol dele na temporada, se tornando artilheiro da equipe ao lado de Cueva.

No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e foi em busca do gol O técnico Moacir Júnior colocou Kauê no time e logo o garoto mostrou seu talento, ao aproveitar um passe nas costas de Lucão e chutar na saída do goleiro Renan Ribeiro. Foi o 19º gol que o time sofreu no Paulistão.

Para piorar, Ceni perdeu o lateral Bruno, lesionado, e teve de improvisar o volante Araruna na direita. Mesmo assim mexeu no time e colocou Lucas Fernandes para criar as jogadas, além de ter colocado Chávez no ataque, mas o Botafogo também continuou pressionando em busca da virada no marcador. O jogo seguiu equilibrado até o fim, com muitos erros dos dois lados e mais nenhum gol. 

No próximo domingo, o São Paulo receberá o rival Corinthians em clássico no Morumbi. Já o Botafogo, no mesmo dia, visitará o Red Bull Brasil no Moisés Lucarelli.

Opinião JP

Para o comentarista da Jovem Pan, Beetto Saad, o São Paulo poderia ter saído do estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, com um resultado pior. O time comandado por Rogério Ceni fez um segundo tempo bem abaixo do que se imaginava e quase sofreu a virada na etapa final. Segundo o jornalista da JP, a defesa mostrou mais uma vez que precisa de mudanças.

“O São Paulo não conseguiu construir, chegar com perigo ao gol do Botafogo, não teve posse de bola. Foram algumas jogadas isoladas apenas e isso acaba tornando o time do Rogério Ceni bem previsível. O São Paulo não consegue evoluir seu futebol. O Botafogo marcou bem no segundo tempo e teve o domínio do jogo”, analisou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.