Neymar x Cristiano Ronaldo: além do aniversário, veja 7 semelhanças entre os craques

  • Por Daniel Keny/Jovem Pan
  • 04/02/2016 20h02
Reprodução/Instagram/Montagem Ronaldo e Neymar

Dois dos maiores craques da atualidade aniversariam nesta sexta-feira, 5 de fevereiro.  Além de terem vindo ao mundo no mesmo dia – há um intervalo de sete anos entre os dois – , Cristiano Ronaldo e Neymar têm outros pontos em comum. Dentro de campo, são incontestáveis e atuam como referências em seus times e seleções. Ambos compartilham um estilo de jogo plástico, que valoriza o drible e jogadas de efeito. Fora dos gramados, demonstram vaidade às vezes exagerada, mas trabalham muito bem as suas imagens na mídia e estão vinculados a grandes empresas, faturando milhões de dólares anualmente.

Veja 7 pontos em comum dos dois craques:

Marqueteiros

Segundo a última lista de atletas mais bem pagos do mundo, da revista Forbes, Cristiano Ronaldo é o futebolista que mais fatura com patrocínios. Foram 27 milhões de dólares acumulados em 2015, provenientes de empresa como Samsung, TAG Heuer, Herbalife e Nike. Neymar lucrou 17 milhões de dólares por seus contratos com Nike, Rexona, Listerine, Volkswagen e Panasonic.

“Brinco que são dois ‘craquetings’, termo que criei baseado no David Beckham. O Cristiano Ronaldo é muito pop e o Neymar um produto de marketing impressionante, possui carisma e simpatia natural”, elogia Mauro Beting, comentarista da Jovem Pan.

Vaidosos

Não há como negar a vaidade do gajo. Ronaldo é antenado com a moda e tem o cabelo sempre impecável. Como não citar a famosa olhadinha no telão antes cobrar uma falta?

Neymar não fica atrás quando o assunto é cuidado com a beleza. Tem as sobrancelhas sempre delineadas, muda o corte de cabelo com frequência e aparece sempre com roupas estilosas.

Dentro de campo, entretanto, ambos parecem controlar muito bem os seus egos. Neymar vem crescendo a cada temporada no Barcelona e objetiva ser o melhor jogador do mundo, mas tem boa relação com Messi e sabe que hoje ainda é coadjuvante no clube catalão. “Neymar é muito mais low profile, mais modesto e tímido que o Cristiano Ronaldo. Por isso o pessoal gosta bastante dele”, afirma Beting. Em relação ao camisa 7, o comentarista revela que seu comportamento passa uma imagem errada sobre ele. “O Ronaldo quer ser a estrela, mas ao mesmo tempo os companheiros dele em Portugal e principalmente no Real Madrid falam que é um cara muito legal, inclusive com a molecada da base. Passa uma imagem de vaidoso e metido, e é um pouco, mas não é prepotente e arrogante como parece”, pontua.

Futebol arte

Os dois certamente fazem parte da lista dos maiores malabaristas da bola em todos os tempos. CR7 tem incrível habilidade para dar dribles longos e rápidos e para mudar de trajetória numa velocidade que o marcador não é capaz de acompanhar. Neymar é um driblador nato, tem um dos arsenais mais completos: carretilha, elástico, bola no meio das pernas, drible da vaca e até movimentos inventados, como o chapéu invertido que aplicou sobre o marcador em vitória do Barça sobre o Villarreal, ano passado.

Beting afirma que estamos diante de dois grandes talentos fazendo história: “o Cristiano é uma máquina de jogar futebol, um dos maiores de todos os tempos, tem média de gols maior que a do Messi, e isso já bastaria. O Neymar vai ser o melhor do mundo, se dá bem com o Messi e joga num time espetacular, que é o Barcelona. Os dois são muito talentosos no drible, o Neymar até mais”, opina.

Faro de gol

Sobretudo, são dois grandes goleadores. Até 31 de janeiro, CR7 somava 521 gols marcados, 343 deles pelo Real Madrid e 55 pela seleção portuguesa. Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Ronaldo já está entre os 10 maiores artilheiros de todos os tempos.

Neymar soma 257 gols – mais do que o próprio Cristiano Ronaldo tinha aos 24 anos. No Barça seu desempenho vem crescendo, e nesta temporada o atacante já briga pela artilharia do campeonato espanhol. A marca mais impressionante, porém, é com a amarelinha: o camisa 10 já é o quinto maior artilheiro Brasil, com 46 gols. À sua frente, apenas Pelé, Ronaldo, Zico e Romário.

Beting vê Ronaldo ainda superior a Neymar neste quesito. “Engraçado que os dois jogam na mesma posição, dentro de um 4-3-3 com um homem na esquerda livre para rodar. São muito goleadores, mas hoje o Cristiano está na frente do Neymar.”

Ontem: jovens esperanças de Portugal e Brasil diante das torcidas

Na disputa da Eurocopa de 2004, Portugal fez belíssima campanha como anfitriã, mas acabou surpreendida pela Grécia na final. Em um time com ótimos jogadores de ataque como Deco, Rui Costa e o capitão e craque Luís Figo, era o jovem Ronaldo que despontava como referência dentro de campo. Então com 19 anos, o camisa 17 do time português foi um dos destaques da Euro. Dois anos depois, com a aposentadoria de Figo na seleção, Ronaldo assumiu de vez o posto de craque do time.

Aos 22 anos, Neymar era a maior esperança da torcida brasileira para a conquista do hexa em 2014. A cada partida da Copa do Mundo ele mostrava que era, na verdade, a única arma realmente forte do Brasil para levantar a taça. Foi assim até o jogo contra a Colômbia, nas quartas de final, quando aos 40 do segundo tempo levou uma joelhada de Zuñiga e ficou fora da Copa. Nas semifinais, o Brasil acabou eliminado pela Alemanha no fatídico 7 a 1.

Hoje: capitães e referências absolutas de suas seleções

Desde 2007, quando tinha 22 anos, Ronaldo é o capitão da seleção portuguesa. Desde então, importantes feitos fizeram do camisa 7 a grande referência dos lusitanos: a campanha na Euro 2012, a atuação de gala diante da Suécia, que rendeu a classificação para a Copa do Mundo no Brasil e a marca de artilheiro absoluto do país.

A grande conquista de Neymar com a Seleção foi a Copa das Confederações de 2013 em cima da Espanha, diante de um Maracanã lotado. Já com a camisa 10, mas ainda sem a braçadeira, foi eleito o melhor jogador da competição. 

Com o retorno de Dunga após o vexame de 2014, assumiu o posto de capitão e tem a missão de conduzir a limitada Seleção à próxima Copa do Mundo. Tarefa desafiadora, segundo Beting. “Tivemos Brasil de Jair Rosa Pinto e Zizinho; Brasil de Garrincha, Pelé e Didi, e Rivelino, Pelé e Gerson. Depois veio Sócrates, Zico, Falcão e Cerezo, Bebeto e Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Com todo respeito aos demais – temos jogadores ótimos que podem vir a ser hexa -, mas é só Neymar. Muita responsabilidade para um moleque que está fazendo 24 anos agora. Os ombros vergam porque ele precisa carregar um país inteiro nas costas”, analisa.

Namoradas famosas

As manchetes de jornais e sites sobre os casos de Cristiano Ronaldo são incontáveis. O gajo nunca fez muita questão de esconder seu lado pegador. Ente suas conquistas, estão a atriz indiana Bipasha Basu, a modelo portuguesa Merche Romero, a modelo espanhola Nereida Gallardo e a modelo russa Irina Shayk, sua namorada por anos. Desde o término com a beldade, no início de 2015, o português permanece solteiro.

A lista de conquistas de Ney é tão vasta quando a de Ronaldo, embora muitos casos tenham sido especulados e nunca confirmados. Oficialmente, o camisa 11 do Barça namorou Carol Dantas, mãe de seu filho, e a atriz global Bruna Marquezine. A lista não oficial inclui a advogada catalã Elisabeth Martínez, a modelo sérvia Soraja Vucelic, a cantora Alinne Rosa, a modelo brasileira Laryssa Oliveira… entre outras. Atualmente, Neymar também está solteiro.

“O Neymar é discreto, namorou a Marquezine. Mas hoje o jogador de futebol virou um popstar, é objeto de desejo das marias-chuteiras. Respeitando as partes envolvidas, acho que há um empate técnico entre Cristiano Ronaldo e Neymar nessa questão”, brinca o comentarista da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.