Potes definidos! Confira quem pode estar no caminho do Brasil na primeira fase da Copa 2018

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2017 11h33
EFE EFE Sorteio da fase de grupos da Copa 2018 será feito no dia 1º de dezembro em Moscou

Com a classificação do Peru à Copa do Mundo, confirmada na madrugada desta quinta-feira (16), ficou conhecido todas as seleções que estarão na Rússia em 2018 e também as especulações de quem o Brasil pode enfrentar no sorteio marcado para o próximo dia 1º de dezembro, em Moscou.

Cabeça de chave do sorteio por estar entre os sete primeiros no ranking da Fifa, a Seleção Brasileira se livra de enfrentar seleções como Alemanha, Portugal e França já na fase de grupos. Além disso, também não terá Argentina ou Colômbia por conta do regulamento não permitir duas seleções sul-americanas no mesmo grupo.

Por outro lado, é permitido que duas seleções europeias de potes diferentes fiquem juntas, como aconteceu em 2014, quando Itália e Inglaterra fizeram o “grupo da morte” da Copa no Brasil. O segundo pote do sorteio pode colocar o Brasil frente a frente com os ingleses, que empataram com a Seleção em amistoso na última terça-feira (14), com a Espanha e até mesmo com a Suíça, que perdeu apenas um jogo em sua campanha nas Eliminatórias.

Já o pote 3 conta com três surpresas que podem tornar o grupo muito mais disputado. Um deles é a carismática seleção da Islândia, que surpreendeu na Eurocopa e se classificou ao Mundial pela primeira vez em sua história. O pote também conta com a Dinamarca e a Suécia, que eliminou Holanda e Itália nas Eliminatórias e ainda pode contar com o reforço de Ibrahimovic. O pote 4, com as seleções de menores colocações no ranking, conta com apenas um europeu, a Sérvia, que também fez um ótima campanha em seu grupo nas Eliminatórias.

Levando em conta apenas o ranking da Fifa, o grupo mais complicado que o Brasil teria pela frente seria formado por Espanha (8º), Dinamarca (19º) e Nigéria (41º). Por outro lado, o chaveamento mais tranquilo contaria com Croácia (18º), Irã (34º) e Panamá (49º).

No total, as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo são: Austrália, Dinamarca, Egito, Nigéria, Senegal, Marrocos, Tunísia, Rússia, Brasil, Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Polônia, Portugal, Sérvia, Espanha, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Costa Rica, Panamá, México, Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Croácia, Suécia e Suíça.

Confira os potes que definirão os grupos para o Mundial:

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia.

Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irã.

Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.