Pré-candidato à presidência da Fifa, Zico lança site de campanha

  • Por Lancepress
  • 04/09/2015 12h32
Facebook/Reprodução Sonhando com a presidência da Fifa

O ídolo brasileiro Zico lançou nesta sexta-feira, 4, seu site de campanha para presidência da Fifa. No portal, o Galinho pede por apoio, fala em alterações nas eleições e tomada de decisões na entidade, além de apresentar dez fundamentos para mudar a forma de gestão na Fifa.

“Sou pré-candidato a presidência da Fifa, porque acredito que além de mudar as pessoas nós precisamos mudar as eleições e as tomadas de decisões na entidade. A nossa campanha tem que ser diferente. Nós temos que envolver o mundo do futebol em um grande debate”, disse o ídolo em seu site.

Além de Zico, outros dirigentes também querem suceder Joseph Blatter na eleição de 26 de fevereiro: Michel Platini, presidente da Uefa, é um deles.

Abaixo você confere a lista com as dez propostas de Zico:

1 – Adoção do binômio: Democracia e Transparência como pilares para todas as atividades desenvolvidas pela FIFA;

2 – Revisão das regras de governança corporativa da FIFA e criação de um padrão FIFA de governança a ser adotado por todas as federações nacionais de futebol;

3 – Democratização das futuras eleições à Presidência da FIFA ampliando o direito a voto para grupos de interesse fundamentais para o desenvolvimento do futebol mundial, como jogadores, ex-jogadores, técnicos, preparadores físicos, médicos, imprensa, clubes, árbitros e até mesmo torcedores;

4 – Revisão do processo de formação e composição do Comitê Executivo da FIFA dando mais transparência aos critérios de escolha dos membros;

5 – Adoção de um sistema de transparência total na alocação dos recursos financeiros da FIFA, retornando um percentual maior das receitas da entidade para o desenvolvimento do futebol no mundo;

6 – Aumento do volume de recursos financeiros destinados ao desenvolvimento de modalidades menos favorecidas pela mídia: Futebol Feminino, Futsal, Beach Soccer e Competições de Base;

7 – Revisão dos critérios de eligibilidade, aprovação e prestação de contas para projetos sociais de desenvolvimento do futebol apresentados pelas federações nacionais de futebol e financiados pelos recursos da FIFA;

8 – Modificação do processo de revisão das regras do jogo e ampliação das discussões relativas ao uso de tecnologia para auxílio à arbitragem;

9 – Maior democratização do acesso do fã ao futebol no mundo a partir da criação de uma plataforma digital para transmissão de partidas de futebol que não tenham espaço ou mercado para transmissão nos veículos tradicionais de mídia;

10 – Maior aproximação da FIFA ao seu “cliente final”, através da criação de programas que legitimem a participação dos torcedores de futebol no desenvolvimento do futebol pelo mundo.

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