Santos perde a terceira seguida no Brasileirão e adia classificação para a Libertadores

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/11/2017 23h00 - Atualizado em 16/11/2017 23h24
TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Mendoza comemora o gol marcado na vitória do Bahia sobre o Santos, na Arena Fonte Nova

O Santos conheceu a terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (16). O time comandado pelo técnico Elano perdeu para o Bahia, for de casa, por 3 a 1, e adiou a classificação para a Libertadores da América. Por sorte, os concorrentes na briga pela quarta vaga não ganharam e o time segue na faixa de classificação direta à fase de grupos da competição internacional.

O Bahia por sua vez pôs fim a ameaça do rebaixamento e entrou na luta pela classificação a Libertadores. Com o resultado positivo, o Tricolor se aproximou do trio carioca – Botafogo, Flamengo e Vasco, que tropeçaram. Agora com 49 pontos, o Bahia está na nona colocação. Tem dois pontos a menos que o Botafogo, em sexto lugar, e um atrás de Flamengo e Vasco, sétimo e oitavo respectivamente.

Desde a chegada do técnico Paulo César Carpegiani, o Bahia só cresce no Brasileirão. Em nove jogos, são seis vitórias – inclusive sobre o já campeão Corinthians – e apenas uma derrota. Em campo, o time mostra organização tática e mesmo saindo atrás no placar – Bruno Henrique marcou para o Santos, aos 16 minutos do primeiro tempo -, teve calma para obter o empate pouco tempo depois, aos 22, em uma cobrança de pênalti bem batida pelo atacante colombiano Mendoza.

Na segunda etapa, o Bahia foi letal nos contra-ataques. Deu trabalho para o goleiro Vanderlei e fez o gol da virada ao nove minutos com um gol contra do volante Alison, após rápida jogada de Mendoza e o meia Zé Rafael. O 2 a 1 a favor fez muito bem aos baianos e deixou o Santos perdido em campo. O técnico interino Elano mexeu no ataque, mas nada que funcionasse contra a sólida defesa baiana.

Para piorar a situação do Santos, faltava o gol do artilheiro do Bahia. Em grande fase, o centroavante Edigar Junio fez o seu 10 º gol em nove partidas ao bater com perfeição um pênalti, aos 33 minutos, no canto esquerdo de Vanderlei.

No final de semana, os dois times jogarão neste domingo pela 36ª rodada. O Bahia jogará contra o Sport, às 17 horas, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife. O Santos volta para casa e encara o Grêmio, às 19 horas, no estádio da Vila Belmiro, em Santos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.