Recorde na Seleção e história no Barça, Evaristo de Macedo completa 82 anos

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2015 11h42
Montagem/Reprodução Como jogador

Atacante de sucesso com a camisa do Barcelona e goleador defendendo a Seleção Brasileira. Poderíamos descrever Neymar, mas falamos de Evaristo de Macedo que, nesta segunda-feira (22), completa 82 anos de vida. Um dos primeiros brasileiros a brilhar no futebol europeu, Evaristo vestiu camisas de Barcelona e Real Madrid, e chegou a um feito até hoje inalcançado na Seleção Brasileira.

No campeonato Sul-Americano de 1957, disputado no Peru, Evaristo de Macedo, com 23 anos de idade, comandava o ataque da Seleção ao lado de Pepe e Zizinho. Na primeira fase da competição, o time comandado por Osvaldo Brandão enfrentou a Colômbia e aplicou uma goleada histórica: 9 a 0 sobre os colombianos, em jogo disputado no estádio nacional, em Lima. Dos 9 gols da partida, 5 foram marcados pro Evaristo, na época jogador do Flamengo.

Os 5 tentos diante da Colômbia fizeram de Evaristo o recordista de gols em uma única partida da Seleção Brasileira. Alguns grandes nomes do futebol canarinho se aproximaram de tal feito, o mais recente e mais jovem a se chegar perto do recorde de Evaristo foi outro atacante de sucesso com a camisa do Barcelona e goleador defendendo a Seleção Brasileira: Neymar, principal jogador do Brasil na atualidade.

Em outubro de 2014, Neymar marcou 4 vezes contra o Japão e por muito pouco não se igualou ao ex-craque. O camisa 10 da Seleção se igualou a Ademir de Menezes, Zizinho, Julinho Botelho, Careca, Romário e Zico que também alcançaram o feito.

Diferente de Neymar que já tem 81 partidas e 57 gols com a Seleção, Evaristo foi pouco aproveitado no Selecionado Verde a Amarelo. Nos anos 50, o ex-atacante defendeu o Brasil em apenas 14 oportunidades, balançou as redes 8 vezes e não figura entre os maiores artilheiros da história do time Canarinho. A marca diante da Colômbia, porém, o coloca na história da equipe brasileira. 

Embora fosse um dos grandes nomes do futebol nacional na época, Evaristo se transferiu para o Barcelona antes da Copa do Mundo de 1958 e ficou de fora do time que viajou à Suécia e conquistou o primeiro título Mundial do Brasil. Com a camisa do clube catalão, o aniversariante do dia marcou 178 gols e se tornou ídolo entre 1957 e 1962. Na Espanha, Evaristo de Macedo ainda defendeu o Real Madrid onde marcou 17 gols, antes de retornar ao Flamengo em 1965 para encerrar sua carreira dois anos depois.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.