Última chance! Quais jogadores ainda podem carimbar o passaporte para a Rússia?

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2017 08h00
Lucas Figueiredo / CBF Se manter a coerência, Tite já teria 16 nomes definidos na Copa do Mundo de 2018; restam sete vagas

Há pouco mais de um ano à frente da Seleção Brasileira, Tite já alcançou grandes feitos. O treinador pegou o Brasil da sexta posição na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas e o conduziu a liderança, garantindo a classificação antecipada para a Copa do Mundo da Rússia 2018. Além disso, retomou o respeito e o orgulho dos torcedores que haviam sido perdidos.

E nesta sexta-feira (14), o comandante do time verde e amarelo terá a missão de anunciar a lista de convocados para os últimos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias, contra a Bolívia e Chile. A última chance para alguns jogadores mostrarem seu futebol e provarem ao treinador que podem fazer parte do grupo que vai tentar levar o Brasil ao hexa no próximo ano.

Pela coerência demostrada ao longo da carreira do treinador, tudo indica que no mínimo 16 jogadores já estão confirmados no Mundial. Alisson, Daniel Alves, Fagner, Miranda, Marquinhos, Thiago Silva, Marcelo, Filipe Luís, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Coutinho, Willian, Gabriel Jesus e Neymar são os mais assíduos nas listas de Tite.

Restam, portanto, sete vagas para a Copa do Mundo, sendo dois goleiros, um zagueiro e, provavelmente, dois meias e dois atacantes. Nomes como Ederson, Cássio, Rodrigo Caio, Giuliano, Luan, Taison e Roberto Firmino são tidos como favoritos, mas existem outros que correm por fora. A Jovem Pan apresenta alguns que podem surpreender e pintar na Rússia em 2018. Confira:

Goleiros

Alisson pode não agradar a maioria dos brasileiros, mas conta com a confiança dos membros da comissão técnica da Seleção e, principalmente, de Tite. Logo atrás do goleiro da Roma estão Ederson e Cássio. O atleta do Manchester City esteve presente nas três convocações deste ano, enquanto o camisa 12 alvinegro foi chamado na última.

No entanto, o próprio treinador já disse que a disputa no gol está aberta. Desde quando assumiu o cargo, Tite convocou Weverton, Marcelo Grohe, Alex Muralha, Danilo Fernandes e Diego Alves. Só que nenhum deles vive grande fase como Vanderlei. O camisa 1 santista é unanimidade entre os torcedores e pode ganhar uma chance na Seleção contra Bolívia e Chile, e quem sabe no Mundial.

Zagueiros

Miranda e Marquinhos, titulares de Tite, estão praticamente garantidos na Rússia, assim como Thiago Silva. O zagueiro que ficou marcado em 2014 mais pelas lágrimas do que pelas atuações dentro de campo, começou a ser chamado pelo treinador justamente no duelo contra a Bolívia, em 2016. E nas seis oportunidades que precisou entrar em campo, não comprometeu.

Para a posição, Tite já chamou Gil, Geromel, Rodrigo Caio, Luan, Vitor Hugo, David Luiz e Jemerson. Dos sete, destacam-se dois: Gil é velho conhecido do treinador, mas parece ter perdido espaço, enquanto o são-paulino conta com a admiração do comandante e vem sendo lembrado constantemente. Geromel, que briga contra as contusões, corre por fora, assim como David Luiz.

Meias

O meio de campo é uma das maiores armas da Seleção. Casemiro com sua forte marcação, Renato Augusto com seus passes e inteligência, e Paulinho com suas chegadas mortais, são responsáveis pela recuperação do futebol brasileiro. Mas, ainda falta saber quais jogadores farão sombra ao trio e quem Tite poderá ter como opção para mudar o esquema, caso seja necessário.

Giuliano, Lucas Lima, Oscar, Douglas Costa, Rodriguinho, Camilo, Diego e Scarpa já foram chamados por Tite, mas apenas o primeiro conta com a confiança do treinador. Lucas Lima, Douglas Costa e Diego não conseguiram aproveitar as chances dadas, enquanto Oscar e Camilo se “descartaram”. Rodriguinho pode ser a surpresa, assim como Arthur, que nunca foi chamado.

Atacantes

Antes de Tite, a Seleção era Neymar e mais 10. Após a chegada do comandante, o Brasil passou a ser Neymar, Gabriel Jesus e mais nove. O ex-atacante do Palmeiras é nome certo na lista de Tite desde a primeira convocação feita pelo treinador, dois dias após a conquista da inédita medalha de ouro nas Olimpíadas – só ficou de fora por contusão. E isso não deve mudar até o Mundial.

Resta saber quem mais integrará a linha de frente da Seleção na Rússia. O treinador brasileiro já levou Taison, Gabigol, Roberto Firmino, Robinho, Diego Souza, Dudu e Luan. Dos sete, Taison e Firmino foram os mais foram lembrados, apesar de não terem ido bem, enquanto Diego Souza, nas poucas chances que teve, se destacou. Luan e Dudu têm futebol para brigarem pelas vagas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.