Com Spurs lutando pelo bi, temporada da NBA começa com 7 brasileiros

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 17h58

Houston (EUA), 27 out (EFE).- O San Antonio Spurs inicia nesta terça-feira, na abertura da temporada regular da NBA, a luta pelo bicampeonato da competição, depois de conquista incontestável em 2013/2014, com vitória sobre o Miami Heat, então com LeBron James, que agora voltou “para casa” e acertou com o Cleveland Cavaliers.

Entre os jogadores do time texano está o pivô Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA em todos os tempos. Na temporada passada, o catarinense ficou em média 21,5 minutos em quadra, fez 8,2 pontos e pegou 5,3 rebotes, e quer mais a partir de agora, para colocar outro anel de campeão nos dedos.

“Seguimos com a base do ano passado e isso é muito bom. A temporada será muito equilibrada. Oklahoma, Dallas, Portland e Clippers cresceram, se reforçaram, no Oeste, que é a nossa primeira preocupação, sem falar no Leste, onde Cleveland, Miami e Chicago aparecem muito bem”, disse Splitter.

Para buscar o novo título, que seria o sexto da história da franquia, os Spurs seguem contando com estrelas como Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili. A principal aquisição da equipe aconteceu no draft, o ala-armador Kyle Anderson, da UCLA.

Outro brasileiro que começa a temporada com boas chances de ser campeão é o pivô Anderson Varejão, que voltará a ter LeBron James como companheiro. Além disso, chegaram o ala-pivô Kevin Love, do Minnesota Timberwolves, o ala Shawn Marion, do Dallas Mavericks, entre outros.

“O Cleveland montou uma equipe forte, competitiva, um time que é muito bom no papel e precisa ser ainda melhor em quadra. Temos consciência da expectativa que foi criada, temos que saber usar isso a nosso favor, concentrar em fazer uma grande temporada, pensando jogo a jogo. Temos condições de lutar pelo título, a expectativa é a melhor possível”, afirmou o pivô brasileiro.

Mais cinco brasileiros começarão a temporada integrando elenco das equipes que disputarão a NBA. Dois já começarão jogando, Leandrinho, armador do Golden State Warriors, e Nenê, pivô do Washington Wizards.

Outros três precisam lutar por espaço para poder entrar em quadra. Vítor Faverani, pivô do Boston Celtics, luta contra lesões, enquanto Bruno Cabloco – draftado nesta temporada – e Lucas Bebê, respectivamente, ala e pivô do Toronto Raptors, tentarão mostrar que têm experiência para brilhar na liga mais importante do mundo.

Além de Spurs e Cavs, a lista de candidatos ao título da NBA ainda conta com Oklahoma City Thunder, que precisará se reinventar diante da lesão de Kevin Durant, Los Angeles Clippers, de Blake Griffin e Chris Paul, e Chicago Bulls, de Derek Rose.

A partir desta terça-feira, quando a bola subir, 30 equipes lutarão pelo título. Na temporada regular, que irá até abril, cada uma fará 82 partidas, avançando as oito melhores de cada conferência para os playoffs. A decisão da competição acontecerá em março.

Três jogos acontecerão no dia de abertura da competição, com destaque para o San Antonio Spurs recebendo o Dallas Mavericks. Além disso, duelarão New Orleans Pelicans e Orlando Magic, e Los Angeles Lakers e Houston Rockets. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.