EUA massacram Lituânia no 2º tempo e chegam à final do Mundial

  • Por Agência EFE
  • 11/09/2014 20h08

Os Estados Unidos superaram a Lituânia e já estão na final do Mundial de basquete

EFE Estados Unidos comemora vitória contra a Lituânia

Os Estados Unidos estão na final Mundial de basquete após uma vitória por 28 pontos (96 a 68) sobre a Lituânia, que até suportou a superioridade americana no primeiro tempo, mas sucumbiu frente a qualidade dos atuais campeões nos dois últimos quartos.

O jogo começou duro, principalmente no primeiro período, quando os lituanos chegaram a liderar o placar nos minutos iniciais. Os EUA foram para o intervalo com apenas oito pontos de vantagem (43 a 35), mas voltaram do descanso determinados a chegar à decisão.

Comandados pelo armador James Harden, que terminou o jogo com 16 pontos, os americanos combinaram uma forte defesa com rápida transição para o ataque, fechando o terceiro período em 33 a 14 (76 a 49 no total).

Com a partida praticamente decidida, os comandados do técnico Mike Krzyzewski mostraram toda a sua qualidade para encerrar os contra-ataques com enterradas e pontes aéreas. Mas parte dos atletas tirou o pé do acelerador, se poupando para a decisão que será disputada no domingo contra o vencedor do confronto entre Sérvia e França, que se enfrentam nesta sexta-feira. Já os lituanos pegam o perdedor de Sérvia e França no sábado para definir quem fica com a medalha de bronze.

Outros destaques da semifinal foram o armador Kyrie Irving, cestinha do jogo com 18 pontos, quatro assistências e dois roubos de bola, e Klay Thompson, que anotou 16 pontos.

Pela Lituânia, Mindaugas Kuzminskas, com 15 pontos e nove rebotes, e Jonas Valanciunas, com 15 pontos e sete rebotes, foram os maiores pontuadores.

O confronto ocorreu quatro anos depois das duas seleções disputarem uma vaga na final do Mundial da Turquia. Os americanos também venceram em 2010, mas com uma vantagem menor, de apenas 15 pontos (89 a 74).

O massacre dos americanos teve espectadores ilustres nas arquibancadas do ginásio em Barcelona. O jogo foi acompanhado por Neymar, Daniel Alves e Rafinha Alcântara.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.