COI anuncia reconhecimento provisório ao Comitê Nacional Olímpico do Kosovo

  • Por Agencia EFE
  • 22/10/2014 18h18

Redação Central, 22 out (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira o reconhecimento provisório ao Comitê Olímpico do Kosovo e vai propor a admissão definitiva em sua próxima reunião, que será realizada em Mônaco em dezembro.

Segundo comunicado divulgado pelo COI, o Comitê Nacional Olímpico do Kosovo foi criado em 1992 e tem mais de 30 federações filiadas, 13 delas olímpicas – seis já são membros oficiais das representações internacionais das modalidade correspondentes. As outras sete também são aceitas em caráter provisório.

O COI considera que o órgão cumpre os requisitos estabelecidos na carta olímpica para o reconhecimento, sejam eles de caráter esportivo e técnico, ou os relacionados com a definição de país na regra 30.1, que prevê um “estado independente reconhecido pela comunidade internacional”.

Kosovo, lembra o COI, é reconhecido como país por 108 dos 193 membros das Nações Unidas.

“A decisão foi adotada pelo Comitê Executivo em interesse dos desportistas do Kosovo e para dissipar as incertezas que possam ter. Isso permitirá que eles participem dos torneios de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e nas próximas edições”, explica o COI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.