Ministério rompe contrato com empresa e Força Nacional opera raio X no Rio 2016

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/07/2016 13h49

Força Nacional será responsável pela segurança durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Fernando Frazão / Agência Brasil Força Nacional será responsável pela segurança durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

A Força Nacional de Segurança assumirá o controle dos portais de raio X nas arenas olímpicas. A medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante evento no Rio de Janeiro. O governo havia contratado a empresa Artel para o serviço. A firma alegou dificuldades financeiras e não contratou o número previsto de operadores. Foram contratados apenas 500 dos 3.400 agentes planejados.

Segundo Moraes, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), editou medida provisória que permitiu à Força Nacional incorporar PMs inativos há até cinco anos para reforçar o efetivo que atuará nos Jogos. “Com esse abandono contratual, a Artel será multada por sua incompetência e irresponsabilidade. A Olimpíada não sofrerá nenhum prejuízo, porque terá a melhor PM, que vai garantir 100% a segurança dos locais olímpicos”, disse ele.

Em 5 de julho, o Ministério da Justiça havia anunciado a contratação da empresa Artel para assumir os portais justamente porque não havia número suficiente de agentes da Força Nacional. Estava prevista a mobilização de 9.600 agentes e acabaram sendo reunidos apenas 5.000. Moraes pediu então um reforço do Estado de São Paulo, que enviou a maior equipe para o Rio de Janeiro: 1 000 agentes, que chegaram nesta quinta e sexta-feira.

O Ministro está no Rio para recepcionar a tropa de São Paulo e para vistoriar as instalações do Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador (zona norte).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.