Presidente do COI diz que Baía de Guanabara é o desafio maior da Rio 2016

  • Por Lancepress
  • 29/07/2015 15h46
Tânia Rêgo/Agência Brasil Baía de Guanabara

Durante entrevista coletiva, concedida, em Kuala Lumpur, na Malásia, Thomas Bach, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou que a limpeza da da Baía de Guanabara é o principal desafio para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Nós temos estas questões que discutimos hoje novamente. Sobre a limpeza da baía há medidas que foram apresentadas e que seguem dois caminhos. As que estão começando agora e as que serão aplicadas justamente antes e durante as Olimpíadas para assegurar a segurança e a saúde dos atletas”, disse Bach, sobre as medidas tomadas pela Secretaria de Ambiente do estado do Rio de Janeiro para despoluir a Baía.

A reunião na Malásia acontece para que sejam discutidas as candidaturas das sedes olímpicas de inverno de 2022 e dos Jogos da Juventude de 2020. No dossiê da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016 foi prometido a recuperação de 80% da Baía de Guanabara. No entanto, em março, o governador Luiz Fernando Pezão, afirmou que até aquele momento, apenas 49% deste total havia sido conseguido.

“Por um lado vemos grande progresso, e por outro, não há tempo a perder. Mas dado o fato que o Comitê Organizador reconheceu seus desafios, nós estamos confiantes que teremos grandes Jogos daqui a um ano, porque reconhecer os desafios é o primeiro e mais importante passo para superá-los”, afirmou o presidente do COI.

Em seu site oficial, o COI adotou um tom político e se mostrou otimista quanto ao bom andamento da Olimpíada no Rio.

“A situação no Rio de Janeiro está como sempre: muito progresso, mas nenhum tempo a perder. Muito progresso foi feito na Vila Olímpica e nas venues esportivas. O sistema público de transporte feito para os Jogos estará pronto a tempo e deixará um grande legado para as pessoas do Rio de Janeiro”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.