Após crise, Conchita Martínez é a nova capitã da Espanha na Davis

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2015 18h19

Madri, 5 jul (EFE).- Depois do racha entre a Federação Espanhola de Tênis (RFET) os principais tenistas do país, a equipe nacional na Copa Davis tem uma nova capitã, a ex-tenista Conchita Martínez, que já fará sua estreia daqui a duas semanas no confronto com a Rússia.

Em meio a uma crise que levou inclusive o presidente José Luis Escañuela anunciar sua renúncia, a RFET confirmou através de um comunicado oficial a nomeação da campeã de Wimbledon em 1994, que ficará no cargo até o final da temporada.

“A RFET buscou a melhor solução para enfrentar o complicado desafio que em poucos dias afrontará nosso país, e constatou que em sua própria estrutura já contava com uma profissional que goza do respeito e consideração dos tenistas, e cuja trajetória esportiva comprova sua capacitação para esta responsabilidade”, informa a federação.

Conchita, que também capitaneia a equipe espanhola na Fed Cup, já conversou com os atletas e anunciará na próxima terça quais deles medirão força com os russos em Vladivostok, de 17 a 19 deste mês.

“A Federação quer agradecer o senso de responsabilidade de Conchita, aceitando este desafio em um momento complicado, uma nova demonstração de sua determinação e compromisso tantas vezes credenciado com o tênis espanhol”, elogia o comunicado.

A nomeação da vice-campeã do Aberto da Austrália de 1998 e de Roland Garros em 2000 acalma os ânimos na crise no tênis espanhol, agravada com a nomeação de Gala León como responsável pelo time da Davis por Escañuela, que teve que renunciar na última quinta-feira.

O novo mandatário da RFET, Fernando Fernández Ladreda, demitiu Gala, que deixou o cargo sem participar de partida alguma. Dessa forma, é Conchita quem tem a missão de levar a Espanha de volta à elite, após a derrota para o Brasil na repescagem no ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.