ATP elege as duas melhores partidas de Grand Slam de 2014

  • 28/11/2014 20h23
EFE Confira imagens da final de Wimbledon entre Federer e Djokovic

O site ATPWorldTour.com, da Associação de Tenistas Profissionais, divulgou nesta sexta, 28, a parte final de seu ranking com os melhores jogos de Grand Slam de 2014, com a primeira e a segunda colocações. As duas partidas são de Novak Djokovic contra tenistas suíços: a derrota para Stan Wawrinka nas quartas-de-final do Australian Open e a vitória sobre Roger Federer na final do torneio de Wimbledon.

2. Stan Wawrinka 3 x 2 Novak Djokovic (parciais de 2-6, 6-4, 6-2, 3-6, 9-7)

Depois de perder para Djokovic por 3 a 2 na quarta rodada do Australian Open, no fim de 2013, Wawrinka estava sedento pela revanche. Mas a partida começou mal para o suíço, que acabou perdendo o primeiro set por 6 a 2 para o adversário, que vinha de 25 vitórias consecutivas. A reação veio em seguida, com vitória por 6 games a 4 e a igualdade na partida.

Empolgado com o set vencido, Wawrinka foi avassalador no terceiro, devolvendo o 6 a 2 sofrido anteriormente. Porém, toda grande partida, seja qual for o esporte, precisa de dramaticidade para ser inesquecível. Djokovic então empatou mais uma vez, vencendo o quarto sete por 6 a 3.

No tie break, o tenista sérvio saiu na frente, fazendo 2 a 1. Wawrinka teve, novamente, nervos de aço para reagir e evitar break points no quinto e no sétimo games. Ao final, venceu por 9 a 7 e garantiu, além da vaga na fase seguinte do torneio, a revanche contra o rival.

1. Novak Djokovic 3 x 2 Roger Federer (parciais de 6-7, 6-4, 7-6, 5-7, 6-4)

Os tenistas perseguiam objetivos grandiosos: Djokovic queria a vitória para voltar à liderança do ranking da ATP e Federer buscava um inédito oitavo título em Wimbledon. O sérvio tinha contra si um retrospecto desagradável, com cinco derrotas em suas seis últimas finais de Grand Slam, o que tornava a final ainda mais importante.

Após perder o primeiro set por 7 a 6, Djokovic soube vencer as desconfianças e virar a partida, com vitórias apertadas por 6 a 4 e 7 a 6. Depois do sufoco, o quarto set tudo encaminhava para um triunfo tranquilo e definitivo do sérvio, que abriu uma vantagem de 5 games a 3. Era só vencer mais um game para levantar o troféu.

Entretanto, a máxima válida para o jogo contra Wawrinka também coube na final de Wimbledon. Não faltaria emoção. Com um match point nas mãos, Djokovic viu Federer iniciar a reação com um ace e uma incrível virada para 7 a 5.

Diante da possibilidade de falhar novamente, o sérvio temeu que uma nova derrota ocorresse. Mas seu poder de reação foi maior que os fracassos do passado, e no fim Djokovic venceu o último set por 7 a 5, vencendo o torneio numa final de exaustivas quatro horas de duração.

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.