China estabelece meta de chegar à final olímpica do futebol em Tóquio 2020

  • Por EFE
  • 18/01/2017 15h02

Seleção chinesa deve participar da Copa América de 2015 como convidada

Divulgação Seleção chinesa de futebol

A seleção da China estabeleceu a meta nada modesta de chegar à decisão do futebol nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, segundo um plano de ação elaborado pela federação nacional da modalidade e que foi divulgado nesta quarta-feira pelo jornal oficial “Global Times”.

O plano, apresentado em uma assembleia realizada pela Associação Chinesa de Futebol nesta semana, também estabelece que a seleção principal chegue às semifinais da Copa da Ásia em 2019.

O presidente da federação, Cai Zhenhua, que também ocupa o cargo de vice-ministro de Esporte, justificou as metas ambiciosas com o grande desenvolvimento do futebol de base no país. Mais de 9 mil escolinhas foram abertas nos últimos dois anos, totalizando 14 mil.

Espera-se que esse número cresça para 20 mil em 2017, como parte de um grande plano de desenvolvimento do futebol que o governo aprovou em 2016.

A China só participou de duas edições de Jogos Olímpicos: em Seul, em 1988, e em Pequim, em 2008, como anfitriã. Em ambos os casos, a equipe não superou a fase de grupos e sequer venceu. Em seis jogos, a seleção obteve dois empates e quatro derrotas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.