A 41ª vitória: há 22 anos, o Brasil festejava último triunfo de Ayrton Senna

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2015 11h03
Reprodução Última vitória de Senna na Austrália

Ao chegar em primeiro lugar no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula de 1993, Ayrton Senna não sabia, mas conquistava mais do que sua última vitória pilotando a McLaren. No dia 7 de novembro de 1993, Ayrton subiu pela última vez em sua vida no lugar mais alto do pódio.

De malas prontas para a Williams, Senna chegou à última corrida de sua temporada disposto a encerrar com chave de ouro sua histórica passagem pela McLaren que teve 96 corridas e 35 vitórias e três títulos mundiais. O campeonato já estava decidido, Alain Prost era o campeão antecipado e, sem pressão, Senna fez a pole-position (cravando com 1min13s371) quebrando a hegemonia da equipe de Frank Williams, que teve um de seus carros largando na primeira posição nas 15 corridas anteriores.

Seguido por Prost, Damon Hill e Michael Schumacher, o brasileiro não teve grandes problemas para manter a primeira posição na largada. A vitória de Ayrton só foi ameaçada no momento em que foi para os boxes pela primeira, na 24ª volta e acabou ultrapassado por Prost. Cinco voltas depois, quando o francês também fez sua parada, Senna voltou a liderar a prova e assim permaneceu até o fim.

Confira as voltas finais do GP da Austrália de 1993:

A vitória no circuito de rua de Adelaide, que garantiu a segunda posição no campeonato ao paulista, foi a 41ª e última da carreira do brasileiro tricampeão mundial. Foi a última vez também que duas lendas da história da F-1 subiram ao pódio juntos. Rival de Senna durante muitos anos, Prost, que fazia sua última temporada na categoria, ficou em segundo lugar e dividiu o pódio com o brasileiro.

A ida para a Williams tinha tudo para ser um sucesso, mas a carreira do brasileiro acabou abreviada no acidente fatal seis meses mais tarde. O Brasil ficou órfão na Fórmula 1 e só comemorou uma vitória novamente na categoria sete anos mais tarde, quando Rubens Barrichello conquistou um triunfo brilhante em Hockenheimring.

Ao todo, Ayrton disputou 162 corridas na principal categoria do automobilismo mundial, conquistando 41 vitórias e 80 pódios.

Confira o pódio do GP da Austrália de 1993:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.