Disputa acirrada no almoço de Páscoa: 5 motivos para acompanhar o GP do Bahrein

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2017 16h30

GP do Bahrein acontece no próximo domingo Divulgação / Fórmula 1 GP do Bahrein acontece no próximo domingo

Chega de corrida de madrugada! Para aqueles que ainda não conseguiram acompanhar a Fórmula 1 nesta temporada, ou aqueles que não conseguiram virar a noite nas provas da Austrália e da China, sobram motivos para não perder o GP do Bahrein neste domingo ao meio dia (horário de Brasília). A corrida promete uma intensa disputa entre Vettel e Hamilton, empatados na classificação da temporada.

Além disso, a prova tem uma aura profética (entenda o motivo abaixo), traz curiosidades, como o champanhe sem álcool (bebidas alcoólicas são proibidas no Oriente Médio) na comemoração do pódio e tem o charme de ser disputada à noite.

A Jovem Pan Online listou cinco bons motivos para aproveitar o almoço de Páscoa na frente da TV e acompanhar a esta prova importante da temporada. Confira:

Luta pelo desempate

Lewis Hamilton venceu o GP da China do último final de semana, e deixou a temporada completamente empatada. Ele e Vettel estão com 43 pontos, ambos com uma vitória e um segundo lugar. O equilíbrio entre os dois também é provado no retrospecto da corrida: tanto Hamilton quanto Vettel venceram duas vezes em Bahrein.

Inglês quer recorde

Além do topo da classificação, tem duas marcas em especial que Hamilton persegue no Bahrein. No último final de semana, Hamilton igualou Alain Prost em número de pódios, 106 no total, e esta é a chance de ele superar a marca. Porém, o inglês que bater outro recorde, do seu ídolo Ayrton Senna. Ele está a duas pole-positions de alcançar a marca do saudoso piloto brasileiro, que tem 65.

Chance de embolar a tabela

E se um terceiro elemento resolver bagunçar de vez a classificação? O melhor candidato a isso é Max Verstappen, que fez uma impressionante corrida na China, largando em 16º, terminando em 3º e ficando com 25 pontos. Num cenário em que ele vença a prova de domingo, o jovem holandês subiria para 50, enquanto Vettel e Hamilton, caso completem o pódio, ficariam com 58 ou 61 pontos na classificação. Uma diferença de apenas 11 entre o terceiro e o primeiro.

Profecia de título?

Coincidência ou não, a prova em Sakhir parece dar sorte aos que ocupam o lugar mais alto do pódio. Disputada desde 2004, nove dos onze vencedores da prova do Bahrein foram campeões no fim da temporada. As exceções foram em 2011, quando a prova não foi realizada, e em 2007 e 2008, quando o brasileiro Felipe Massa venceu pelos dois anos consecutivos.

Prova noturna

Um dos charmes da corrida no Autódromo de Sakhir é o fato da sua largada ser no fim da tarde, com o final da prova sob as luzes dos refletores. Além do Bahrein, os GPs de Cingapura e Abu Dhabi também são disputados durante à noite.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.