Há 26 anos, Senna conquistava o mundo da Fórmula 1 pela primeira vez

  • Por Felipe Lessi/Jovem Pan
  • 30/10/2014 11h43 - Atualizado em 06/11/2017 11h39
Alessandra Jarussi / Rádio Jovem Pan França homenageia Ayrton Senna. Clique na foto e confira no blog Dentro e Fora das Pistas.

Há exatos 26 anos, precisamente 30 de outubro de 1988, Ayrton Senna da Silva conquistou o Grande Prêmio do Japão e cravou o seu nome de vez na galeria de campeões da Fórmula 1.

A temporada de 1988 era a primeira do brasileiro na McLaren, que buscou Senna após ter se destacado nas últimas três temporadas com a Lotus. Logo em seu ano de estreia na escuderia, ele desbancou o companheiro de equipe, Alain Prost, em um dos melhores duelos já existentes na categoria, que só foi possível graças ao evidente domínio do time britânico na época.

Uma amostra do desempenho da McLaren-Honda naquela temporada foi que a dupla só não venceu o Grande Prêmio da Itália – conquistado por Gehard Berger, da Ferrari. Outro número que mostra a supremacia de Senna no ano de 1988 são pole-positions: em 16 corridas, o brasileiro largou na primeira posição em 13 oportunidades.

Considerado pelos especialistas como um dos maiores pilotos de todos os tempos, Senna conquistou seu primeiro título após uma vitória heroica. Devido à superioridade da escuderia britânica no ano, somente a dupla da equipe chegou a Suzuka com chances de conquistar o título da temporada. Após levar a melhor e garantir a pole-position, o brasileiro viu as chances do tão sonhado título diminuírem após perder alguns segundos parado no momento da largada. Ele foi ultrapassado por muitos carros, e terminou a primeira curva apenas na 14ª posição.

Prost se aproveitou dos problemas de Senna e logo assumiu a ponta, mas viu o brasileiro com uma atuação surpreendente diminuir a diferença a cada volta. Muito bem na prova, Ayrton recuperou a liderança na 7ª volta e, mantendo o bom desempenho, disparou na frente para cruzar a linha de chegada 13 segundos a frente de seu companheiro.

Com a vitória, Senna repetiu os feitos de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet e se tornou o terceiro brasileiro a conquistar um título mundial da Fórmula 1. Ainda formando a parceria de sucesso com a McLaren, ele conquistou o segundo campeonato em 1990 e o terceiro em 1991.

Confira o compacto da Jovem Pan do GP de Suzuka, de 1988: 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.