Sensação, Verstappen defende estratégia de Hamilton e espera mais sucesso em 2017

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/11/2016 17h32
EFE Max Verstappen elogia a postura de Lewis Hamilton no GP de Abu Dabi

Grande sensação desta temporada da Fórmula 1, na qual se firmou como piloto titular da Red Bull após ter sido promovido da Toro Rosso para a sua equipe mãe na categoria a partir da quinta corrida do ano, Max Verstappen voltou a mostrar a sua competência na prova final do campeonato deste ano, no último domingo, quando terminou em quarto lugar o GP de Abu Dhabi e brigou pelo pódio até o fim.

Ao adotar uma estratégia arriscada de fazer apenas uma parada nos boxes para trocar pneus, o jovem piloto holandês de 19 anos de idade acabou pagando o preço pelo desgaste dos compostos e acabou ultrapassado pelo alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, que assumiu a terceira posição a três voltas do final da prova e assegurou o seu lugar no pódio.

Ousado, Verstappen chegou a colocar pressão no campeão Nico Rosberg, da Mercedes, com quem chegou a dividir uma curva de forma perigosa na primeira metade da corrida, quando fez o torcedor alemão prender o fôlego na prova na qual Lewis Hamilton ainda tinha chances de ficar com o título.

E, ao comentar a estratégia do piloto inglês da Mercedes de segurar o ritmo na liderança para que outros rivais pudessem encostar em Rosberg e complicar a vida do líder do campeonato, o holandês afirmou que provavelmente teria adotado o mesmo expediente se estivesse na briga direta pelo título na mesma condição do inglês, que começou a corrida com o objetivo de reverter uma desvantagem de 12 pontos em relação ao seu companheiro de equipe. Não teve sucesso, porém, pois o alemão terminou a prova em segundo, logo atrás de Hamilton, e precisava apenas de um terceiro lugar para ser campeão sem depender do resultado do seu parceiro de equipe.

“Acho que o Lewis estava tentando nos segurar, e eu provavelmente teria feito o mesmo. Você precisa tentar esse tipo de coisa para vencer um campeonato”, ressaltou Verstappen, que pelo talento precoce que vem mostrando é tido como um inevitável futuro campeão da Fórmula 1.

Nesta que foi apenas a sua segunda temporada na F-1, Verstappen assombrou ao conquistar uma surpreendente vitória já em sua prova de estreia na Red Bull, com a qual venceu o GP da Espanha. Então com 18 anos, se tornou o mais jovem piloto a liderar, a subir ao pódio e a vencer uma corrida na elite do automobilismo.

Depois disso, subiu mais seis vezes ao pódio até o final da temporada, com quatro segundo lugares (na Áustria, na Inglaterra, na Malásia e no Japão) e dois terceiros (na Alemanha e no Brasil). Assim, fechou a temporada em quinto lugar na classificação geral e, até por isso, está otimista com a possibilidade de conquistar feitos ainda mais relevantes em 2017.

“Foi muito legal terminar a temporada em quinto lugar no campeonato e ter conseguido alguns resultados muito bons ao longo do caminho”, afirmou Verstappen, para depois ressaltar que terminou o ano “em alta”. “Essa temporada foi especial para mim, estou muito empolgado para o próximo ano e espero conseguir ainda mais sucesso”, completou.

Com 204 pontos somados neste Mundial, o jovem holandês só ficou atrás de Rosberg, do vice-campeão Hamilton, do australiano Daniel Ricciardo, terceiro com a Red Bull, e de Vettel, quarto pela Ferrari, apenas oito pontos à frente de Verstappen.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.