Verstappen surpreende, leva a melhor na Espanha e é o mais jovem a vencer na F-1
Parte importante da história da Fórmula 1 foi escrita neste domingo. Em sua primeira prova pilotando pela equipe principal Red Bull, depois de começar sua segunda temporada na Toro Rosso, Max Verstappen se tornou o mais jovem piloto a vencer na Fórmula 1. Aos 18 anos, sete meses e 15 dias, o holandês aproveitou-se da batida entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg logo na primeira volta para ganhar o GP da Espanha, disputado em Barcelona. A Ferrari completou o pódio com Kimi Raikkonen em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. Daniel Riccardo ficou em quarto apesar de perder um pneu traseiro na penúltima volta.
Nascido em 30 de setembro de 1997, o filho de Jos Verstappen, ex-companheiro de Michael Schumacher na Bennetton, e de Rubens Barrichello na Stewart, foi efetivado como titular da escuderia anglo-austríaca nesta última semana, enquanto o russo Daniil Kvyat foi rebaixado para a Toro Rosso.
Até então, o recordista de mais jovem piloto a vencer na principal categoria do automobilismo era Sebastian Vettel, considerado fenômeno ao ganhar o GP da Itália de 2008 com 21 anos, 3 meses e 10 dias. Verstappen é quase três anos mais novo do que era o alemão em sua primeira conquista, também pela Red Bull.
Curiosamente, Vettel foi indiretamente responsável pelo feito de Verstappen. No GP da Rússia, há dois finais de semana, o alemão foi duas vezes acertado por Daniil Kvyat, a quem criticou duramente. O comportamento do russo foi considerado tão ruim que a Red Bull decidiu rebaixá-lo à Toro Rosso, sua equipe satélite. Trocou-o por Verstappen, que fez o caminho contrário.
EFE/Alejandro García
O antigo recordista venceu a primeira quando corrida pela Toro Rosso, que o novo dono da marca defendeu por 23 provas, até receber a “promoção”. Agora, o mais novo a ganhar troféu de ganhador tem impressionantes 18 anos e sete meses.
Ou seja: Verstappen ganhou pela Red Bull logo em sua primeira corrida na equipe, confirmando a aposta acertada que levou-o ao cockpit da Toro Rosso na temporada passada, aos 17 anos, gerando uma série de críticas. Muitos consideraram que o holandês era jovem demais para pilotar um Fórmula 1, visto que sequer poderia pilotar um carro de passeio.
Ao cruzar a linha de chegada, Verstappen ouviu de Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, que se trata de um “genuíno vencedor”. Hoje, o holandês desbancou os dois carros da Ferrari e o companheiro de equipe, o australiano Daniel Ricciardo, que viraram favoritos com o abandono dos dois carros da Mercedes.
O acidente
Rosberg e Hamilton bateram logo na primeira volta, em tentativa do atual campeão de recuperar posição perdida pouco depois da largada.
O britânico largou na pole position e, logo na primeira curva, perdeu a posição para seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Na tentativa de recuperar o primeiro lugar, teve o caminho fechado pelo alemão e saiu da pista. Rodou sobre a grama e voltou para acertar a traseira do companheiro e tirá-lo da prova.
Menos de um quilômetro após a largada, os dois carros da Mercedes estavam fora da disputa. Desde 2012 que a equipe não ficava sem pontuar num GP, enquanto Rosberg vinha de incríveis sete vitórias seguidas – a equipe, de 10. Obviamente que o clima não ficou nada amistoso e, pelo que foi reportado pela transmissão da Rede Globo, os dois cada vez mais arquirrivais não se falaram numa reunião interna convocada às pressas. Apenas pediram desculpas à equipe.
Rosberg ultrapassou Hamilton na largada, mas não permitiu recuperação do companheiro de equipe em seguida (EFE/Toni Albir)
Momento em que Rosberg é retirado do local do acidente do GP de Barcelona após bater em Hamilton (EFE/Alejandro García)
Both Mercedes cars out of the #SpanishGP after Lewis Hamilton collides with Nico Rosberghttps://t.co/BCFNJm59pF
— Telegraph Sport (@TelegraphSport) May 15, 2016
Crash between @LewisHamilton @nico_rosberg #SpanishGP #F1 2016 @FormulaOneWorld pic.twitter.com/3i93UZlL9t
— Motorsport videos (@vedadspuren) May 15, 2016
Rubens Barrichello opinou e entende que os dois poderiam ter evitado o acidente, mas a culpa é de Rosberg:
Como disse acredito ser acidente de corrida.E podia ser evitado por ambos.Mas o fechar tarde a porta q nao é legal pic.twitter.com/QyRClGA8Vg
— Rubens Barrichello (@rubarrichello) May 15, 2016
A corrida
Ferrari e Red Bull não têm nada a ver com os problemas internos da Mercedes e aproveitaram a ausência da melhor equipe das últimas temporadas para brigarem pela vitória. Quando a bandeira verde foi dada na quinta volta, Riccardo e Verstappen estavam na frente, com Sainz, da Toro Rosso, à frente de Vettel e Raikkonen Com 10 voltas, o espanhol já estava em quinto, fora da briga.
Na 12.ª volta, Riccardo parou e Verstappen assumiu a liderança. Também foi o mais jovem a fazê-lo, ainda que por só uma volta, até parar também. Na 16.ª volta, os quatro primeiros já haviam ido ao box, voltando à pista na mesma ordem de classificação.
Na segunda rodada de paradas, Verstappen optou pelos pneus médios, para tentar ir até o fim da corrida, enquanto Riccardo preferiu os macios. A ideia era abrir o suficiente para poder fazer uma parada a mais e voltar na frente. Vettel mostrou que essa não foi uma boa escolha. O alemão também pôs macios, mas voltou ao box nove voltas depois para colocar os médios.
Riccardo não ficou muito na pista e parou na 44.ª volta. Quando retornou, estava atrás dos concorrentes, em quarto, a sete segundos de Vettel, que por sua vez estava à mesma distância do líder Verstappen. Como esperado, os dois se aproximaram do holandês e do finlandês e as últimas voltas foram emocionantes.
Se a experiência de Vettel permitiu a ele segurar Riccardo, que vinha mais rápido, o talento de Verstappen não deixou que Raikkonen, que tem o dobro da sua idade, sequer tentasse a ultrapassagem. O australiano ainda teve o pneu furado a duas voltas para fim, foi para o box, perdeu 40 segundos, mas voltou em quarto do mesmo jeito.
Brasileiros
Felipe Massa, que foi muito mal nos treinos de classificação e largou em 18º, fez uma prova de recuperação e terminou a corrida em 8º, na zona de pontuação. Já Felipe Nassr largou em 20º e terminou em 15º, sendo que cinco pilotos abandonaram a prova. Nasr só conseguiu andar na frente dos dois carros na Haas.
Confira a classificação completa:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s616
- Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 5s581
- Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 43s950
- Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 45s271
- Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), 1min01s395
- Sergio Pérez (MEX/Force India), 1min19s538
- Felipe Massa (BRA/Williams), 1min20s707
- Jenson Button (ING/McLaren), a uma volta
- Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a uma volta
- Esteban Gutierrez (MEX/Haas), a uma volta
- Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a uma volta
- Jolyon Palmer (ING/Renault), a uma volta
- Kevin Magnussen (DIN/Renault), a uma volta
- Felipe Nasr (BRA/Sauber), a uma volta
- Pascal Wehrlein (ALE/Manor), a uma volta
- Rio Haryanto (IND/Manor), a uma volta
Não completaram:Fernando Alonso (ESP/McLaren), Nico Hülkenberg (ALE/Force India), Romain Grosjean (FRA/Haas), Lewis Hamilton (ING/Mercedes), Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
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