Além da vitória: o que Hamilton precisa para ser campeão da F1 neste domingo?

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2017 08h00 - Atualizado em 19/10/2017 08h53
EFE EFE Hamilton precisa abrir 76 pontos de vantagem sobre Vettel para ser campeão nos Estados Unidos

Faltam ainda quatro corridas para o fim da temporada da Fórmula 1, porém o campeão de 2017 pode ser conhecido já neste domingo (22), no Texas. Com uma vantagem de 59 pontos sobre Sebastian Vettel, o inglês Lewis Hamilton tem grandes chances de alcançar o seu tetracampeonato da F1 no GP dos Estados Unidos.

Após um ano de corridas equilibradas e de alternância no topo da tabela, Hamilton chega a 17ª prova da temporada com a matemática a seu favor, mas não basta apenas vencer. O piloto da Mercedes ainda precisa contar com um pouco de sorte para ser o campeão neste domingo.

Hamilton tem que terminar a corrida com uma vantagem de 76 pontos sobre Vettel (marca essa que impediria o título para o alemão mesmo que ele vença as três últimas corridas). Para isso, o inglês precisa vencer nos EUA e ainda ver o alemão terminar a prova da sétima colocação para baixo. Assim, o inglês seria campeão com 78 pontos de vantagem sobre o piloto da Ferrari.

Um cenário mais confortável seria ver Vettel abandonando a prova, e isso pode até ser mais provável, já que o alemão abandonou duas das últimas três corridas. Durante todo o ano, entre as provas que concluiu, o piloto da Ferrari ficou fora do pódio em apenas quatro etapas (três em quatro e uma em sétimo).

Mesmo que não vença a corrida, Hamilton garante o título se ficar, no mínimo, com o segundo lugar. Mas, para isso, ele precisa ver Vettel na 10º colocação e fazer um único ponto (algo que nunca aconteceu em sua carreira), fora da zona de pontuação (última vez que aconteceu foi um 11º no GP da Malásia de 2012), ou abandonando a prova.

“Salão de Festas”

Caso seja campeão neste domingo, será a segunda vez que Hamilton chega ao título no GP dos Estados Unidos. O seu tricampeonato, alcançado em 2015, também veio após uma vitória no Texas com Vettel em segundo, deixando o inglês com a vantagem mínima para o título antecipado.

Naquele ano, Hamilton foi campeão ao vencer a sua 10º corrida no ano. Se vencer neste domingo, será a nona vez em que ele sobe ao lugar mais alto do pódio em 2017.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.