Brasileira Isadora Williams garante classificação inédita para a final da patinação artística

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 21/02/2018 09h05 - Atualizado em 21/02/2018 09h10
HOW HWEE YOUNG / EFE Esta é a segunda Olimpíada de Inverno de Isadora Williams, primeira brasileira a classificar para final da patinação

O Brasil conseguiu um resultado histórico na patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. Na noite desta terça-feira (manhã de quarta na Coreia do Sul), a patinadora Isadora Williams, de 22 anos, alcançou uma classificação inédita para a final da prova individual feminina, que será disputada nesta quinta-feira (22), a partir das 22h (de Brasília).

Isadora foi a segunda a se apresentar na noite e, ao som da música “Hallelujah”, alcançou a nota 55,74 – a melhor da sua carreira – e alcançou, momentaneamente, a segunda colocação da competição. Com 30 patinadoras na disputa e 24 vagas para o programa longo (como é chamada a final), bastava a brasileira torcer para não ser ultrapassada pelas próximas seis adversárias que entrariam na pista em seguida.

E foi assim que aconteceu. Uma a uma, as patinadoras seguintes não conseguiram superar a nota de Isadora, que teve a vaga garantida após a oitava competidora. Ao fim das 30 apresentações do programa curto (as eliminatórias), a brasileira ainda ficou com o 17º lugar.

“Estou sentindo muito orgulho de representar o Brasil no Programa Longo dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Eu estou muito feliz. Fiz a apresentação que queria ter feito, uma apresentação limpa, sem erros. Realizei meu sonho, que era fazer uma apresentação perfeita nos Jogos Olímpicos”, disse Isadora. “Eu estava muito nervosa antes da prova. Mas já me senti muito bem no treino da manhã. Foi a melhor apresentação da minha vida. Foi um dia muito divertido hoje”, afirmou a brasileira.

Esta é a segunda olimpíada de Isadora Williams, que é filha de uma brasileira mas nasceu e treina nos Estados Unidos. Em Sochi 2014, ela foi a primeira atleta sul-americana a disputar uma prova da patinação, mas ficou com a última colocação.

“Eu precisava apagar a decepção de Sochi. Foram três anos de muito sacrifício. Estou me sentindo muito mais leve. O meu objetivo em Sochi eu fiz aqui na Coreia. Agora eu vou ter uma memória boa dos Jogos Olímpicos”, disse.

A liderança no individual feminino ficou para duas atletas olímpicas da Rússia. Evgenia Medvedeva, atual campeã mundial aos 18 anos, ficou em segundo lugar após ser batida pela conterrânea Alina Zagitova, que com 15 anos de idade estabeleceu o novo recorde olímpico e mundial da prova.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.