Ex-ginasta Tatiana Gustu acusa Vitaly Scherbo de estupro ocorrido em 1991

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2017 17h26
Reprodução-Facebook Ex-ginasta Tatiana Gustu conquistou quatro medalhas nos jogos de Barcelona 1992

Após 27 anos, a ucraniana Tatiana Gustu, ouro nas Olimpíadas de Barcelona, resolveu utilizar as redes sociais para denunciar abusos do ex-companheiro de equipe Vitaly Scherbo. O caso de estupro, relatado por Gustu, teria acontecido em 1991, durante uma etapa da Copa do Mundo, em Stuttgart-ALE, quando ela tinha apenas 15 anos. Ambos competiam sob a bandeira da União Soviética (URSS) e o episódio teria sido presenciado por outros membros da equipe, entre eles Tatyana Toropova e Rustam Sharipov.

Em seu post, a ucraniana chamou Scherbo de monstro, acusou Toropova de não ter sido corajosa e disse que Sharipov serviu como um “grande guarda-costas”.

“Essa sou eu sendo corajosa após 27 anos. Tatyana Toporova, que eu pensava que era minha amiga e colega no time nacional da URSS obrigado por não ser corajosa por mim quando precisei que você se levantasse, que me apoiasse e lutasse pelos direitos da mulher em um ato tão terrível. Não é não. Você estava lá, ouviu tudo e não fez nada para me proteger… Rustam Sharipov, obrigado por ser um grande guarda-costas para seu amigo que me estuprou em Stuttgart 1991 e não me protegeu quando eu era uma garotinha com 15 anos. Vitally Scherbo mostro que me manteve na minha própria prisão e me amedrontou por anos… Meus detalhes são mais fortes que suas palavras. Estou mais forte do que nunca…Você não pode me frear nunca mais. Essa é minha história de Cinderela. Eu sobrevivi a você e irei apoiar qualquer uma que quiser denunciar e que irá ganhar confiança em si mesma para ajudar outras”, revelou Gustu.

Tatiana Gustu competiu em 1992 pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e conquistou quatro medalhas naquela edição dos jogos: 2 ouros (por equipes e individual geral), 1 prata (barras paralelas) e 1 bronze (solo). Vittaly Scherbo é um dos maiores nomes da ginástica artística de Belarus, com 10 medalhas olímpicas. Também pela CEI, em 1992, o atleta conquistou seis medalhas de ouro, além de quatro bronzes em Atlanta 1996.

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.