Federer vence Kyrgios de virada e garante título da Laver Cup para time europeu

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/09/2017 17h09 - Atualizado em 24/09/2017 18h29
Martin Divisek/EFE Roger Federer ergue Rafael Nadal após conquista de título em torneio amistoso Rafael Nadal e Roger Federer são os dois tenistas com mais títulos de Grand Slam na história

Um dia após protagonizar uma histórica partida em que formou dupla com Rafael Nadal, Roger Federer voltou a brilhar na Laver Cup ao concluir a campanha da conquista do primeiro título da competição amistosa para a equipe da Europa ao derrotar o australiano Nick Kyrgios por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (8/6) e 11/9, em Praga, neste domingo.

A competição de três dias reuniu seis tenistas no time Europa e outros seis no Resto do Mundo. Ela foi realizada em um inusual quadra dura preta em uma disputa que lembrou a tradicional Ryder Cup, competição do golfe, sendo uma homenagem a Rod Laver, dono de 11 títulos de torneios do Grand Slam. Em 2018, o torneio vai ser disputado em Chicago.

Nadal, Alexander Zverev, Marin Cilic, Dominic Thiem e Tomas Berdych completaram o time Europa, enquanto Sam Querrey, John Isner Jack Sock, Denis Shapovalov e Frances Tiafoe foram os outros tenistas do Resto do Mundo.

Antes do jogo de Federer, outras três partidas foram disputadas neste domingo em Praga. No primeiro deles, os norte-americanos Sock e Isner bateram o checo Berdych e o croata Cilic por 2 sets a 0, com duplo 7/6. Na sequência, o alemão Zverev derrotou Querrey por duplo 6/4.

Depois, Nadal perdeu para Isner por 7/5 e 7/6. Com cada vitória valendo três pontos no último dia, a Europa liderava o placar por 12 a 9, mas o duelo de Federer se tornou decisivo, pois um triunfo de Kyrgios provocaria a realização de um jogo de desempate de duplas. Mas aí o suíço conseguiu uma virada diante do australiano e garantiu a conquista da Europa por 15 a 9.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.