GP que “define” o ano e “casa” de Vettel: Confira motivos para acompanhar o GP de Cingapura

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2017 08h00 - Atualizado em 15/09/2017 08h22
Marina Bay é o circuito com mais curvas em toda a F1: 31 ao todo

A Fórmula 1 se despediu da Europa e começa mais uma sequência de corridas pela Ásia. A primeira parada das equipes acontece neste fim de semana nas ruas de Marina Bay, no charmoso GP de Cingapura.

Na última prova, em Monza, Hamilton venceu de ponta a ponta e assumiu a liderança da temporada, abrindo três pontos de vantagem sobre Vettel. O alemão, que liderava desde a primeira corrida, agora tem mais seis etapas para recuperar o topo da tabela e não pretende dar brechas para o avanço do inglês da Mercedes.

Jovem Pan listou algumas curiosidades e razões para acordar cedo no domingo (17) e acompanhar o GP de Cingapura, cuja largada está marcada para às 9hs (de Brasília). Confira:

Hora de se isolar na liderança

Para quem acredita em coincidências, o campeonato da F1 pode ser definido já neste domingo. Quatro dos nove vencedores em Marina Bay foram campeões no fim do ano. A vantagem aumenta se for levada em conta a tabela pós-Cingapura. Com exceção das temporadas de 2010 e 2012, todo mundo que terminou este GP com a liderança na classificação ficou com o título em dezembro.

2016 foi um exemplo desta curiosa estatística. Nico Rosberg, que passou o ano alternando a liderança com Hamilton, assumiu a ponta após Marina Bay e não largou mais até o fim da temporada. Será que Hamilton manterá a liderança ou Vettel voltará ao lugar que lhe pertencia desde o começo do ano?

EFE

Casa do alemão

Existente desde 2008, o GP de Cingapura já tem o seu dono: Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari venceu quatro das nove corridas disputadas no país. Atrás dele, surgem empatados Lewis Hamilton e Fernando Alonso, ambos com o duas vitórias.

Além disso, Vettel é o único piloto que pontuou em todas as provas em Marina Bay. Sua pior colocação foi um quinto lugar no ano passado. Um retrospecto interessante para quem precisa de pontos para se manter vivo na briga pelo título.

EFE

De noite e na rua

A prova em Marina Bay é uma das corridas mais bonitas de se acompanhar por dois motivos: prova noturna e circuito de rua. O GP de Cingapura foi a primeira corrida feita à noite na história da F1, depois dela veio Bahrein e Abu Dhabi, que fecha a temporada.

Além disso, Cingapura também é disputada nas ruas, assim como Mônaco. Isso não significa, no entanto, que quem se dá bem no Principado também leva a melhor na noite cingapurense. Apenas Vettel repetiu a dose nas duas corridas, em 2011. Aliás, é dele também a maior vantagem em provas noturnas. Somando os três GPs, oito provas foram vencidas pelo piloto da Ferrari.

Divulgação / F1

Muita curva e muito calor

Marina Bay é o circuito com mais curvas, 31 no total, em toda a F1, o que será um desafio para os novos carros que atingem até 370 km/h. E elas surgem a todo momento, exigindo muito controle por parte dos pilotos. Além disso, ainda há a preocupação com o asfalto irregular, por se tratar de um circuito de rua, e com o calor. Apesar de ser disputado às 20h (no horário local), a temperatura média na noite é de 30ºC, podendo chegar à 60ºC dentro do carro. Haja desafio!

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.