Jean Todt é reeleito para um terceiro mandato à frente da FIA

  • Por EFE
  • 08/12/2017 10h47
Reprodução / Twitter / @jeantodt Jean Todt está à frente da FIA desde 2009

O francês Jean Todt foi reeleito nesta sexta-feira (8) para um terceiro mandato à frente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) durante a Assembleia Geral da organização realizada em Paris.

Como em sua anterior reeleição, há quatro anos, o francês não teve nenhum candidato rival, ao contrário do que ocorreu em sua primeira vitória, em 2009, quando superou o finlandês Ari Vatanem.

Então Todt substituiu o britânico Max Mosley, cujo mandato esteve marcado por polêmica e pelos problemas com as escuderias.

Todt soube pacificar a organização, relançar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e o lançamento da Fórmula E, com carros elétricos.

Aos 71 anos, o francês, apelidado no mundo do motor como “o pequeno Napoleão”, também se comprometeu com a segurança viária, o que valeu o reconhecimento da ONU nesse campo.

Em meio século no esporte de motor, onde começou como copiloto de rallys, Todt teve sucesso nas escuderias com as quais alcançou impressionantes números.

Quinze vitórias e dois Mundiais de rallys, dois triunfos nas 24 horas de Le Mans e quatro êxitos no Dacar marcaram seus anos à frente da escuderia Peugeot, que dirigiu entre 1982 e 1993, antes de trabalhar na Ferrari.

À frente da escuderia italiana, ele conquistou, entre 1993 e 2006, 13 Mundiais de Fórmula 1, seis de pilotos e sete de construtores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.