“Pré-Champions” começa com estádios modestos, estreante e gol de brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2017 09h57

Jorginho Divulgação / Domenic Aquilina / Malta Football Association Jorginho

Não passou nem um mês desde que o Real Madrid ergueu a taça na final em Cardiff e a bola já rolou pela edição 2017/2018 da Liga dos Campeões, porém sem nenhum dos gigantes que chamam a atenção do público ao redor do mundo.

Nesta terça-feira (27) começou a primeira pré-eliminatória da principal competição de clubes do mundo, formada por times do mais baixo escalão do futebol europeu. Somente após três fases de eliminatórias e uma rodada de playoffs é que se inicia a fase de grupos, prevista para setembro.

Enquanto os gigantes curtem as férias e se reforçam para a próxima temporada, os “nanicos” da Europa já buscam seu espaço nos lugares mais improváveis possível. É o caso do Vazgen Sargsyan Republican Stadium, estádio na Armênia com capacidade para apenas 14 mil torcedores, palco do primeiro gol desta edição da Champions. E foi um belo gol, marcado de calcanhar pelo sérvio Uros Nenadovic, que decretou a vitória do Alashkert em cima do Santa Coloma, de Andorra.

O País de Gales, que sediou a grande decisão entre Real Madrid e Juventus, também teve seu representante estreando nesta terça. Com apenas 2% da capacidade do Millenium Stadium, que recebeu quase 75 mil torcedores no começo do mês, o modesto Park Wall, com lotação de 2030 pessoas, foi palco da derrota do galês The New Saints, que perdeu por 2 a 1 para o College Europa, de Gilbratar. Apesar do resultado, o “gol de honra” do TNS foi bonito. O inglês Scott Quigley driblou o marcador e encheu o pé em direção às redes.

Até a mais tradicional das competições tem seus estreantes. Foi o caso do Trepca 89, primeiro representante da história do Kosovo, país que sequer é reconhecido por boa parte da ONU. A estreia foi contra o Vikingur, das Ilhas Faroé, que levou a melhor ao vencer por 2 a 1.

E não podia faltar gol de brasileiro no primeiro dia da Champions. O atacante Jorginho, jogador formado pelas categorias de base do Bahia, foi o responsável por abrir o placar para o Hibernians, time de Malta, em cima do Infonet Tallinn, da Estônia. Seu time, cujo símbolo é um pavão, venceu a partida por 2 a 0.


Jorginho Goal SD – Hibernians 1 – 0 Infonet… por GoalReplay

Jorginho, que é irmão do ex-atacante Uéslei “Pitbull”, também do Bahia e campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro em 1996, não é o único brasileiro do Hibernians, atual campeão maltês. O atacante conta com a companhia de Jackson Lima (ex-Rio Preto), Rodolfo Soares (ex-Fluminense) e Marcelo Dias (ex-Águia da Marabá).

A fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões continua nesta quarta-feira (28), com a partida entre o Linfield, da Irlanda do Norte, contra o La Fiorita, de San Marino. Na fase seguinte da competição já entram alguns times conhecidos do grande público, como o Malmö, da Suécia, o Légia Varsóvia e o Celtic.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.