Thiem abandona jogo por lesão e Del Potro avança às quartas de final do US Open

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/09/2016 14h45

Uma lesão na perna direita tirou Dominic Thiem do duelo com Del Potro no segundo set da partida

EFE Uma lesão na perna direita tirou Dominic Thiem do duelo com Del Potro no segundo set da partida

Medalha de prata na Olimpíada do Rio-2016 e finalmente conseguindo emplacar boas sequências de partidas após temporadas atrapalhadas por graves lesões no punho, Juan Martín del Potro garantiu vaga nas quartas de final do US Open, nesta segunda-feira, de uma maneira mais tranquila do que imaginava. O tenista argentino contou com a desistência de Dominic Thiem no segundo set do confronto entre os dois, em Nova York, onde o austríaco acusou uma lesão na perna direita.

Oitavo cabeça de chave do Grand Slam norte-americano e atual décimo colocado do ranking mundial, Thiem sofreu um desconforto muscular no sexto game da segunda parcial, quando perdia por 3 a 2. Antes disso, Del Potro havia vencido o primeiro set por 6/3.

Campeão do US Open em 2009, quando surpreendeu o favorito Roger Federer na final, o argentino assim se credenciou para enfrentar na próxima fase o vencedor da partida entre o suíço Stan Wawrinka, terceiro cabeça de chave, e o ucraniano Illya Marchenko, também programada para esta segunda-feira.

Apenas na 142ª posição do ranking mundial atualmente, fruto dos longos períodos de afastamento que amargou no circuito profissional, Del Potro vem justificando a sua condição de ex-Top 10 desde a Olimpíada do Rio, na qual eliminou ninguém menos do que o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, na estreia e só foi ser derrotado pelo britânico Andy Murray na final que valia a medalha de ouro.

Antes de contar com a desistência de Thiem para avançar às quartas de final, Del Potro despachou os norte-americanos Steve Johnson e David Ferrer, respectivos 19º e 11º cabeças de chave, nas fases anteriores do US Open. E, nesta segunda-feira, vinha encaminhando a sua vitória sobre o Top 10 austríaco antes de o rival se lesionar.

No primeiro set, o argentino chegou a ter o seu saque quebrado por uma vez, mas converteu os dois break points cedidos por Thiem para fazer 6/3 e abrir vantagem. Já na segunda parcial, voltou a conquistar uma quebra e vinha confirmando os seus serviços até a desistência do adversário, que amargou a eliminação desta forma apenas dois dias depois de completar 23 anos de idade.

Del Potro, por sua vez, já havia superado o austríaco no único confronto anterior entre os dois até este reencontro em Nova York. Também em duelo neste ano, o argentino venceu por 2 sets a 0 no Masters 1000 de Madri, em piso de saibro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.