Antiga cidade de Shangri-la amanhece em chamas

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2014 04h45

Pequim, 11 jan (EFE).- Uma antiga cidade do condado de Shangri-la, no noroeste da província de Yunnan, no sul da China, amanheceu em chamas neste sábado, informou hoje a agência oficial “Xinhua”, que por enquanto descartou que existam vítimas.

Mais de mil efetivos trabalham na histórica cidade de Dukezong para apagar o fogo, que começou durante a madrugada por motivos ainda desconhecidos.

O vento que atinge a região está dificultando os trabalhos dos bombeiros, que lutam para salvar as casas da cidade, que são na maioria de madeira.

Os moradores foram evacuados, enquanto foi aberta uma investigação para descobrir as causas do incêndio, informaram as autoridades.

Dukezong, literalmente “a cidade da lua” no idioma tibetano e construída há 1.300 anos, foi uma importante parada da Rota da Seda pelo sul, também conhecida como a “rota antiga do chá e do cavalo”.

Atualmente é um dos enclaves mais importantes de Shangri-la, com algumas das mais antigas casas tibetanas ainda de pé.

Por ser fronteiriça com o Tibete, esta parte da província de Yunnan tem forte presença da história e cultura tibetanas. A maioria de seus habitantes são dessa etnia, apesar de também haver chineses de etnia Lisu, Yi e Naxi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.