Após polêmica do crack, prefeito de Toronto vai concorrer à reeleição

  • Por Agencia EFE
  • 03/01/2014 00h19

Toronto (Canadá), 2 jan (EFE).- Rob Ford, o polêmico prefeito de Toronto – no Canadá – que confessou ter consumido crack no ano passado, se apresentará para a reeleição em outubro deste ano após concluir nesta quinta-feira seu registro como candidato.

Ford nunca chegou a ser preso, apesar de consumir drogas ilegais e ter ligações com o crime organizado da cidade, e declarou que é o “melhor prefeito” que Toronto já teve.

“Que falem o que quiserem. Eu vou me ater ao meu histórico”, disse Ford aos muitos veículos da imprensa que acompanharam hoje o registro de sua candidatura.

Ford, um político populista e de ideologia conservadora, é o primeiro candidato a oficializar sua candidatura para as eleições municipais na maior cidade do Canadá.

O polêmico prefeito foi eleito em 2010 com a promessa de reduzir os impostos e construir uma linha de metrô em um dos subúrbios da cidade.

Entretanto, seu mandato foi marcado por polêmicas e enfrentamentos com os meios de comunicação.

Em maio de 2013, o principal jornal da cidade, “The Toronto Star”, publicou um artigo que detalhava a existência de um vídeo no qual Ford aparecia fumando crack.

A publicação também divulgou uma foto em que Ford aparecia abraçado a três jovens, todos eles identificados como criminosos conhecidos. Um deles morreu assassinado pouco tempo depois desse episódio.

Ford negou durante meses a existência do vídeo descrito pelo “Toronto Star” e que consumia drogas ilícitas.

Porém, em novembro de 2013, após uma série de operações contra as organizações do tráfico de drogas de Toronto, o chefe da polícia, Bill Blair, revelou em entrevista coletiva que tinha em sua posse o vídeo de Ford fumando crack.

Uma semana depois da revelação, Ford assumiu publicamente que tinha mentido, que o vídeo existia e que tinha consumido a droga.

Ford também reconheceu que bebe com frequência após a revelação de outro vídeo em que o prefeito aparece completamente embriagado e ameaça matar uma pessoa não identificada.

Durante a operação policial contra as organizações criminosas de Toronto, os investigadores interceptaram várias conversas de traficantes que se referiam a Ford e ao seu consumo de drogas.

Por enquanto, a polícia de Toronto só prendeu um amigo próximo de Ford, Sandro Lisi, que foi identificado por vários meios da imprensa canadense como o fornecedor de drogas do prefeito.

Não é a primeira vez que Ford teve problemas com a justiça.

Em 1999, o político foi detido por dirigir embriagado na Flórida. A polícia também encontrou maconha com ele.

Em 2006, quando era vereador de Toronto, Ford compareceu bêbado em uma partida de hóquei e brigou com um casal de turistas. Ele negou o incidente até que um jornal publicou os detalhes da confusão.

Apesar de todas as polêmicas, Ford conta com o apoio de mais de um 20% do eleitorado de Toronto, assim como de importantes figuras políticas do Canadá.

O ministro das Finanças do país, Jim Flaherty, é amigo pessoal dos Ford, uma poderosa família de empresários e políticos de Toronto.

Há algumas semanas se soube que Flaherty teve problemas com Jason Kenney, outro ministro do governo do Canadá, quando este se transformou no único político do Partido Conservador a criticar publicamente Rob Ford por seu envolvimento com criminosos conhecidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.