Aumento de violência entre palestinos e israelenses preocupa Brasil, diz Dilma

  • Por Agência Brasil
  • 26/11/2015 20h02
EFE/Abed Al Hashlamoun Grupo de palestinos lança pedras a tropas israelenses durante confronto em assentamento de Hebrom

Em mensagem enviada ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, pelo Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, celebrado no próximo domingo (29), a presidente Dilma Rousseff disse que a falta de uma solução pacífica para o conflito entre Israel e a Palestina continua a ser uma ameaça à paz e à segurança internacional, e que o Brasil acompanha com preocupação o aumento da violência contra cidadãos da região. A presidenta reiterou o compromisso do governo brasileiro com o estabelecimento de um Estado Palestino soberano.

Dilma lembrou que em 2010 o Brasil reconheceu formalmente o Estado da Palestina e defendeu que haja viabilidade econômica e um território próximo, “com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967”.

Na mensagem, a presidente promete que o Brasil vai continuar apoiando “ativamente” os esforços para que se alcance “paz justa e duradoura” na Palestina, baseada na “concretização do direito inalienável à autodeterminação do povo palestino”. Dilma afirmou que o aumento no número dos assentamentos ilegais e os ataques inspirados por ódio e extremismo religioso constituem “sérios obstáculos” para que seja alcançada uma paz duradoura na região.

“A falta de uma solução pacífica para a questão da Palestina continua a ser uma ameaça à paz e à segurança internacional. Passos concretos para alcançar prontamente a solução de dois Estados devem ser tomados, de forma a romper o círculo vicioso da violência. Ambas as partes devem retomar as negociações em boa fé, com base nos princípios e parâmetros estabelecidos pelo Direito Internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas”, disse ainda Dilma Rousseff.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.