Bélgica recebe com honras de chefe de Estado 2 ursos panda chineses

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 18h43

Bruxelas, 23 fev (EFE).- A Bélgica recebeu neste domingo com honras típicas de um chefe de Estado dois ursos panda gigantes saídos da China em um avião especialmente fretado para eles, que foram recebidos na pista pelo primeiro-ministro belga, Elio di Rupo, e pelos vice-presidentes Pieter De Crem e Alexander De Croo.

Os animais, “emprestados” pelas autoridades chinesas, viverão durante um período de 15 anos no jardim zoológico “Pairi Daiza”, um dos mais populares da Bélgica.

“Os chineses fizeram um gesto de confiança para nosso país”, disse Elio di Rupo, acrescentando que se trata de um “grande acontecimento” e lembrou que os ursos panda “são tesouros nacionais para os chineses”, por isso a cessão é “um verdadeiro ato de grande valor político”, informa a agência Belga.

Escoltados pela polícia federal, Hao Hao e Xing Hui, como se chamam os ursos, foram transferidos imediatamente ao parque “Pairi Daiza”, na região de Valônia, onde mais de 2.500 curiosos se aproximaram do recinto para dar as boas-vindas aos novos inquilinos.

Os visitantes precisaram se conformar com visitar as instalações que receberão os convidados de honra, mas não puderam ver os ursos, que devem passar um período de quarentena e não serão mostrados ao público até 5 de abril.

Hao Hao (nome da fêmea) e Xing Hui (o macho), ambos de quatro anos de idade e com cerca de 110 quilos, farão parte de um estudo científico e de um programa de reprodução dos pandas gigantes.

O objetivo do estudo é frear o desaparecimento dos pandas, e será realizado com a ajuda de cientistas do departamento de veterinária da universidade de Gent.

Hao Hao e Xing Hui serão mantidos em espaços separados a maior parte do tempo, e só os colocarão juntos de dois a três dias por ano, na primavera, quando a fêmea estiver no cio.

Os ursos panda são uma espécie ameaçada que tem apenas cerca de 1.600 animais vivos.

Somente quatro jardins zoológicos europeus e 16 no mundo todo puderam acolher até agora ursos panda gigantes de origem chinesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.