Boa sorte para você que vai julgar apenas caixa 1, diz Herman Benjamin

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/06/2017 16h16
Divulgação/TSE Herman Benjamin

O ministro Herman Benjamin, relator das ações que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateu os colegas que afirmaram mais cedo que não iriam analisar se houve prática de caixa 2 nas eleições de 2014.

Os ministros Admar Gonzaga Neto e Tarcísio Vieira disseram, na sessão realizada pela manhã, que não iriam se manifestar sobre a “fase da Odebrecht” no julgamento porque ela se referia ao uso de dinheiro não contabilizado, e não às doações oficiais recebidas pela chapa.

Ao retomar seu voto na tarde desta quinta-feira, 8, o relator questionou esse posicionamento, disse que o uso de recursos ilícitos estava registrado na petição inicial impetrada pelo PSDB, e desejou “boa sorte” para quem não iria analisar a questão de caixa 2. “Para analisar caixa 1, não precisamos de TSE”, afirmou.

Segundo ele, a ação dos tucanos registrava que a campanha de Dilma e Temer havia sido financiada com recurso de propina. “Eu não estou parafraseando, eu estou lendo a petição inicial”, disse.

Admar reagiu e disse que a fala do relator era para constrangê-lo. Herman rebateu e disse que não estava ali para isso. “Se se constrangerem será pelos seus atos”, disse.

Ao começar a ler o seu voto, o ministro disse que não iria discutir 12 imputações de abuso de poder econômico, 6 imputações de abuso de poder político, outras 3 de abuso político e econômico, e que iria concentrar a sua argumentação sobre gastos ilícitos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.