Brasil eleva em meio ponto a taxa juros Selic, para 10,5%

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 20h46

São Paulo, 15 jan (EFE).- O Banco Central do Brasil elevou nesta quarta-feira em meio ponto percentual a taxa de taxas referencial de juros, Selic, que passou de 10% para 10,5% anual, em uma decisão unânime que já era esperada pelo mercado.

Esta foi a sétima alta seguida da Selic, sempre pela mesma margem de meio ponto percentual, nas reuniões que o Banco Central realiza a cada 45 dias.

O aumento do custo crédito foi anunciado pelo BC após a primeira reunião do ano realizada pelos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que justificou a decisão pelos temores de alta da inflação.

O Brasil fechou 2013 com uma inflação de 5,91%, uma taxa acima do esperado pelos analistas financeiros, mas dentro da meta estimada pelo BC de 4,5%, com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais, segundo dados oficiais.

Em abril o BC iniciou o ciclo de altas da taxa básica de juros com uma alta de 0,25%, após quase dois anos sem elevação e depois de ter chegado em outubro de 2012 ao mínimo histórico de 7,25%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.