“A gente poderá enxergar o futuro olhando o que está acontecendo na sala de aula”

  • Por Jovem Pan
  • 10/02/2014 14h38

Educação é o "passo fundamental que o País ainda não deu" Marisa Cauduro/Folhapress Viviane Senna

Viviane Senna, 55 anos, é psicóloga, empresária, presidente do Instituto Ayrton Senna, irmã do ex-piloto de Fórmula-1 tricampeão mundial Ayrton Senna, além de uma das personalidades mais influentes do País na área de políticas desenvolvimento humano. Graduada em Psicologia pela PUC-SP, especializou-se em Psicologia Jungiana no Instituto Sede Sapientiaes da Universidade Católica. Tendo atuado também como psicoterapeuta, a área em que mais se destaca é a educação. O desempenho do Instituto Ayrton Senna na melhora de desempenho de jovens de poucas oportunidades, além de criar o movimento Todos Pela Educação. Atua no conselho consultivo de vários bancos e organizações, além da CNI, da FIESP e, desde 2003, integra o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social.

O que fazer por um Brasil Melhor?

Viviane Senna diz que precisamos “garantir educação de qualidade para todas as crianças e jovens do País”.

“Um país economicamente competitivo, uma sociedade justa e uma democracia de fato em termos políticos, todas as três coisas começam em um único lugar: na sala de aula”, avalia Senna.

“A gente poderá enxergar o futuro olhando hoje o que está acontecendo na sala de aula do País”, analisa Viviane. A educação é o único caminho para preparar pessoas para a vida pessoal, familiar, social, política, econômica, ambiental. “Não existe mágica”, diz. Embora reconheça que a educação não fará tudo sozinha, avalia que nenhum dos itens anteriores será melhorado sem ela.

O Brasil tem que acelerar bastante para alcançar o tempo perdido na área. “Nós estamos ainda longe de poder garantir esse horizonte para nossas crianças e jovens”, confessa Viviane. “Esse é o passo fundamental que o País ainda não deu”, conclui.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.