Cadeirinhas para carros vendidas no Brasil têm desempenho apenas aceitável

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2014 09h40

As cadeirinhas para carros vendidas no Brasil têm desempenho apenas aceitável em avaliação da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Em sua quarta edição, o teste comprovou que nenhum dos dez modelos submetidos a testes obteve mais de três estrelas, de cinco possíveis.

As piores notas foram nas simulações de batidas contra a lateral dos carros: em três modelos, houve forte impacto da cabeça na porta do veículo. A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, alertou que o cenário desafia o mercado, mas que transportar sem o dispositivo é inaceitável.

*Ouça os detalhes no áudios

Compartilhando a mesma opinião, a coordenadora institucional da ONG Criança Segura alertou que a avaliação provou que é necessário melhorar. Falando à repórter Cris Santos, Alessandra Françoia explicou que o teste feito em parceria com a Global NCAP é mais rigoroso que a norma brasileira.

A lei diz que crianças de até um ano ou 13 quilos devem ser levadas no bebê conforto; de um a 4 anos, o que corresponde de 9 a 18 quilos, na cadeirinha. Crianças de 4 a 7 anos e meio, correspondendo de 18 a 36 quilos, devem usar o assento de elevação.

Já as crianças de sete anos e meio a dez anos devem estar no banco traseiro, com o cinto de segurança. A penalidade pelo descumprimento da lei é de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.