Cansaço e excesso de velocidade aumentam número de acidentes de ônibus

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2014 08h24

O cansaço e o excesso de velocidade foram os principais responsáveis pela alta do número de acidentes com ônibus interestaduais, dizem especialistas. Em 2013, foram registradas 549 ocorrências contra 480 em 2012, um aumento de quase 15%, segundo a ANTT.

Durante o feriado, um acidente envolvendo um ônibus que vinha de Foz do Iguaçu para São Paulo matou 8 pessoas e deixou 30 feridas no Paraná. O diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves, lista os fatores responsáveis pelas ocorrências nas estradas.

*Ouça os detalhes no áudio

O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos ressaltou que a baixa qualificação dos motoristas também colabora para os acidentes. Ailton Brasiliense destacou o que poderia ser feito por parte das autoridades para reduzir o número de ocorrências.

O Chefe da Divisão de Planejamento Operacional da Polícia Federal entende que o aumento dos acidentes se deve ao crescimento do número de viagens. O inspetor Stênio Pires explicou ao repórter Anderson Costa como é feita a fiscalização nas estradas para tentar se evitar os incidentes.

A rodovia interestadual com o maior número de acidentes em 2013 foi o trecho paulista da BR-116, a Régis Bittencourt, com 16 ocorrências. Na última véspera de Natal, a estrada foi palco de um grave acidente que provocou a morte de 15 pessoas em um ônibus que ia de Curitiba para o Rio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.