Chuvas já afetam 50 mil no RS e Ministério da Integração envia equipe

  • Por Agência Estado
  • 13/10/2015 15h40
*FOTO EMBARGADA PARA O ESTADO DO RS E SC* PORTO ALEGRE, RS - 11.10.2015: CLIMA-RS - O nível do Guaíba atingiu a marca de 2,78 metros por volta das 14h deste domingo, a maior desde 1967, de acordo com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC). A situação provoca alagamentos em pontos das ilhas da capital. (Foto: Omar Freitas/Ag. RBS/Folhapress) Omar Freitas/Ag. RBS/Folhapress Nível do Guaíba atinge maior nível desde 1967 e deixa centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul

De acordo com a previsão do tempo, o Rio Grande do Sul deve ter novas precipitações a partir desta quarta-feira, 14. Nesta terça-feira, 13, a chuva deu uma trégua, mas o número de pessoas afetadas segue aumentando devido as consequências das cheias dos principais rios do Estado. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil no fim desta manhã, o RS tem 49.228 pessoas atingidas pelos temporais. As chuvas também danificaram estradas em diversos pontos e deixaram moradores sem luz em algumas regiões. Em nota publicada hoje, o Ministério da Integração Nacional informou que o responsável pela pasta, Gilberto Occhi, disponibilizou ao governador José Ivo Sartori a assistência da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), que enviou técnicos ao RS para acompanhar a Defesa Civil estadual no levantamento das demandas municipais.

A nota também afirma que a Sedec já pediu o apoio do Exército Brasileiro no auxílio às populações atingidas. O Rio Grande do Sul deve enviar ainda hoje o pedido para que o governo federal reconheça da situação de emergência das cidades atingidas, o que permitirá a liberação de verbas e o envio de material de ajuda humanitária. Conforme a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, existe a possibilidade de que seja feito um decreto coletivo de emergência. 

Das 49.228 pessoas atingidas pelos temporais, quase 10 mil tiveram que deixar suas casas – 4.164 estão em abrigos e outras 5.775 estão desalojadas, recorrendo à ajuda de parentes e amigos Para se ter uma ideia, o número de pessoas prejudicadas praticamente dobrou em um dia – na manhã da segunda-feira, 11, a Defesa Civil Contabilizava 24.443 cidadãos afetados.

Nas últimas 24 horas, Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, foi acrescentado à lista de municípios atingidos. Agora, são 47 as cidades castigadas pelas chuvas e pela queda de granizo desde a ultima quarta-feira, 7. O volume de água dos rios e lagos continua sendo motivo de apreensão para as autoridades gaúchas. 

Guaiba

Na segunda-feira, o Guaíba – que banha Porto Alegre e alguns municípios próximos – passou dos 2,83 metros, nível registrado na enchente de 1967. Com isso, chegou à maior marca desde 1941, quando o Guaíba bateu 4,76 metros e inundou parte do centro histórico da capital gaúcha. Como medida de segurança, na segunda a prefeitura fechou as 14 comportas do sistema de proteção de cheias do Cais Mauá. 

Nesta terça, o nível do Guaíba iniciou uma nova curva de baixa, mas a situação está sendo monitorada com atenção. A Defesa Civil informou que, dos sete principais rios e lagos do Estado, cinco estão com água acima do nível de alerta. Um dos rios com nível superior à normalidade é o Jacuí, principal afluente do Guaíba.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.