Clubes de assinatura aliam fator surpresa à exclusividade para atrair clientes

  • Por Marina Ogawa/Jovem Pan
  • 18/11/2016 13h31
Montagem/Divulgação Clubes de assinatura aliam fator surpresa a exclusividade para atrair clientes

Sabe aquela emoção de chegar em casa e ver que tem encomenda para você? Imagine isso todo mês e sem necessariamente você saber o que tem dentro da caixa. Gostou da ideia? Essa é a intenção dos clubes de assinaturas.

Atualmente existem cerca de 300 clubes de assinatura no País e aproximadamente 400 mil pessoas que fazem suas assinaturas e recebem os “mimos” em casa todos os meses.

“É uma forma de ser surpreendido. Os clubes capricham e mandam surpresas bem legais. Eles querem deixar os clientes satisfeitos”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura, Gabriel Ribeiro.

Além do fator surpresa, os clubes trazem a praticidade aos assinantes, além de um custo-benefício mais interessante aos clientes. “O assinante recebe em casa. É uma forma de descobrir produtos novos, aprender sobre eles, receber produtos exclusivos ou lançamentos. Fora que o preço que você paga pela assinatura geralmente é menor do que se fosse comprar os produtos no mercado tradiconal”, destaca Gabriel, que também é empreendedor e tem seu clube de assinatura, o BistroBox.

Você assina algum? A reportagem conversou com os fundadores de outros clubes de assinatura, para saber o que existe no mercado que cada vez mais cresce no País. Confira alguns:

TAG Experiências Literárias

Com cerca de 12 mil associados, a TAG tem como objetivo principal incentivar o hábito da leitura. Todo mês o assinante recebe em casa um box com uma das obras selecionadas pela curadoria e um “mimo” que remeta ao livro.

“A gente acredita muito no poder da surpresa e desenvolve o kit de maneira que a pessoa se surpreenda. O que mandamos é leitura de qualidade”, diz Gustavo Lembert, um dos fundadores.

Mas aí você pode pensar “por que eu vou assinar se eu posso ir na livraria e comprar?”. Gustavo tem a resposta certeira: “no ano que vem tentaremos com que todas as edições sejam exclusivas, uma edição de luxo. Fora isso trazemos uma revista com informações do curador, da obra, curiosidades para embasar a leitura. E sempre tem um mimo!”.

Qual mimo? Você teria que assinar para ver, mas ele deu um exemplo. “Quando enviamos a obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, também enviamos um chá, para que a pessoa possa se sentir no ambiente retratado no livro”.

Nerd Ao Cubo

Um dos fundadores do clube destinado ao “pessoal nerd”, Diogo Santos destaca que uma das maiores vantagens de assinar o Nerd Ao Cubo é experiência de consumo mais exclusiva.

“Quando você vai em uma loja você compra um produto de prateleira. Na Nerd Ao Cubo é tudo exclusivo”, diz. Quanto aos produtos que não são exclusivos, como livros, por exemplo, Diogo garante: “a ideia é fazer um livro com versão capa dura, autografada”.

Os kits enviadas pelo clube costumam ultrapassar o valor que o assinante paga. Ou seja, você não vai achar os mesmos produtos por aí com o preço oferecido. “A gente sempre tenta fazer caixas voltadas a lançamentos. A ideia, a partir de janeiro, é sempre vir um toy, um boneco exclusivo que vamos desenvolver”, conta.

Apesar de crer desde o início que o público seria predominantemente masculino, Diogo revela que 30% são mulheres. Então sem essa de que só tem homem apaixonado pela cultura nerd.

MamãeBox

Com assinantes desde o início do projeto, o MamãeBox tem um sonho tão grande quanto o de mulheres que desejam ser mães: ultrapassar mil assinaturas até janeiro do ano que vem. Com o intuito de oferecer praticidade e comodidade, o clube é um canal materno e infantil.

“Queridinha das grávidas”, diz a fundadora Karin Saavedra. “As pessoas procuram pelo fator surpresa, receber uma caixinha linda recheada de produtos de grandes marcas todos os meses, é muito carinho e as pessoas precisam e querem carinho, aliado a praticidade, comodidade, exclusividade e muita informação”, completa.

O box, que como Karin antecipou é repleto de surpresas, não serve somente para o bebê, mas também para as mamães.

“Produtos de grandes marcas, que muitas vezes ainda nem chegaram nas prateleiras, poder experimentar antes de decidir se vale a pena comprar, sem falar na comodidade e no carinho mensal direto na porta de sua casa. O custo-benefício nem se compara, é excelente”, destaca.

My Sport Box

“Minha vida mudou através do esporte. Sou corredor amador e senti a necessidade de ter um clube de assinaturas voltado à prática esportiva”, diz Henrique Shimauti, sócio da My Sport Box.

Para fugir da ideia de uma loja de suplementos, ele foi além: por que não uma forma de oferecer acesso a acessórios, vestuários, alimentos, suplementos e fármacos para as pessoas?

“O box é direcionado a quem está iniciando ou retomando atividade física e não necessariamente para quem já é atleta. É para qualquer prática esportiva”, destaca.

Então dá para ficar tranquilo(a). Você recebe em casa produtos destas cinco categorias e, se tiver restrição a algo, é só avisar que eles mandam produtos diferenciados. “Tivemos clientes veganos e mandamos uma proteína vegana, diferente da que enviamos para quem não era”, exemplifica.

Meus Drinks

Imagine a seguinte situação: você está em casa com amigos, começa a fazer um drink e… eita! Faltou um ingrediente!

Pois é, essa é a situação que o sócio-fundador da Meus Drinks pensou ao abrir o clube de assinatura. “A ideia do box é ir todos os ingredientes, só não vai o gelo”, explica Lucio Rodrigues.

E tem mais: no box vem o suficiente para três drinks! “Você reúne mais pessoas. Sai mais barato em casa do que consumir em um bar”, diz Lucio.

Futebox

Qual a paixão nacional? Isso mesmo, futebol! E que tal seria receber produtos do seu clube de coração em casa, todo mês?

“Garantimos uma camiseta oficial ou personalizada e mais produtos oficiais do clube de coração da pessoa”, conta Diogo Santos, consultor do Futebox.

Segundo Diogo, o principal público é o apaixonado por futebol. “Aquele cara que é sócio-torcedor, assina canais exclusivos de esporte na TV, viaja com o time ou vai muito ao estádio”, explica.

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