Comissão que apura chacina de trabalhadores no Pará vota relatório nesta terça (20)

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 20/03/2018 05h50 - Atualizado em 20/03/2018 05h54
Divulgação/Ascom/PC Divulgação/Ascom/PC A comissão foi criada em junho do ano passado pela Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações sobre a chacina que aconteceu em maio no município de Pau D’arco

A comissão externa que apura a chacina de trabalhadores rurais no Pará ocorrida no ano passado reúne-se nesta terça-feira (20) para votar o relatório final da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). A análise do texto estava marcada para a semana passada, mas foi adiada.

A comissão foi criada em junho do ano passado pela Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações sobre a chacina que aconteceu em maio no município de Pau D’arco, no sudeste do Pará. Quatro policiais civis e 24 policiais militares foram até a Fazenda Santa Lúcia cumprir mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento na morte de um segurança.

Durante a operação, dez trabalhadores rurais foram mortos. Na versão dos policiais, os assentados reagiram com armas. Na versão dos trabalhadores, os policiais chegaram à fazenda atirando. Um agravante é que os corpos dos agricultores foram retirados do local do crime antes que a perícia fosse feita.

O laudo da perícia apontou agressões repetidas e execução sumária; uso de armamento clandestino por parte dos policiais; adulteração do local e pressão sobre autoridades policiais para a condução das execuções.

O relatório da comissão recomenda o encerramento dos trabalhos, já que, segundo a deputada Elcione Barbalho, que também é coordenadora da comissão externa, as investigações estão sendo feitas com seriedade e empenho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.