Dilma lamenta morte de Márcio Thomaz Bastos: “perdi um grande amigo”

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2014 11h50

Márcio Thomaz Bastos conversa com Dilma Rousseff Ueslei Marcelino / Folhapress Márcio Thomaz Bastos conversa com Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial de lamento pela morte de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça durante parte do governo Lula (2003-2007).

Bastos também presidiu a seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogou no caso do mensalão e é reconhecido como tendo sido um dos maiores criminalistas do País.

Confira a nota de Dilma na íntegra:

Rendemos hoje as nossas homenagens a um grande brasileiro. O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo.

Márcio Thomaz Bastos era um defensor intransigente do direito de defesa e considerava o exercício da advocacia um pilar da sociedade livre. Como ministro da Justiça, foi responsável por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento.

Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de caráter e lealdade ímpares.

A seus familiares, amigos, alunos e admiradores, meus sentimentos nessa hora de dor.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.