Empresários brasileiros são acusados de trazer cocaína das Farcs para o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2015 14h21
RIO DE JANEIRO, RJ - 14.11.2014: OPERAÇÃO LAVA JATO - Chegada de agentes com documentos apreendidos na Superintedência da PF no Rio de Janeiro - A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (14) mandados de prisão e de busca e apreensão durante Operação Lava Jato. As buscas são concentradas em 11 grandes empreiteiras. Os grupos investigados registraram, segundo dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), operações financeiras atípicas num montante que supera R$ 10 bilhões. (Foto: Erbs Jr./Frame/Folhapress) Frame/Folhapress Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão durante Operação Lava Jato

Autoridades detectam a participação de uma organização criminosa formada por empresários brasileiros para transporte de drogas. O grupo é acusado de transportar cocaína das Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para a Venezuela e para Honduras.

A rota passou a incluir o Brasil em 2013 e um novo caminho começava a ser vislumbrado. Os traficantes pretendiam incluir o traslado do Suriname para Guiné Bissau, no continente africano.

O esquema foi descoberto a partir de mensagens telefônicas interceptadas pela Polícia Federal. segundo relatório do delegado Rodrigo levin, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal, em SP, os empresários Ronald Roland e Manoel Meleiro Gonsalez viajaram para Bogotá em maio de 2013 e permaneceram lá por três dias.

O contato dos empresários seria o traficante Euder Jaramillo Perdomo. Os brasileiros começaram a se aprofundar no assunto ao detectar que o grupo começou a fazer uso de aeronaves brasileiras para transportar o entorpecente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.