Escândalo envolvendo Petrobras é muito maior que o mensalão, revela empresário Hermes Magnus

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2014 07h42

O empresário Hermes Magnus que alegou ter sido usado como laranja em lavagem de dinheiro declarou que o escândalo envolvendo Petrobras é muito maior do que o mensalão. Em 2008, ele procurava um investidor para ampliar a produção da Dunel Limitada e foi apresentado ao deputado José Janene, morto em 2010.

O parlamentar era um dos réus do processo do STF (Supremo Tribunal Federal) que investigou a compra de políticos no Congresso Nacional, em 2005. O empresário gaúcho conheceu de perto o esquema do doleiro Alberto Youssef que teria movimentado R$ 10 bilhões em quatro anos.

Em entrevista exclusiva à JOVEM PAN, Hermes Magnus afirmou sofrer ameaças e que está deixando de vez o Brasil. Ele percebeu ter sido usado como laranja quando os clientes da Dunnel Limitada começaram a enfrentar problemas.

*Ouça os detalhes no áudio

O empresário relatou que ligava de orelhões para a Polícia Federal com medo de ser grampeado. De acordo com Hermes Magnus, o esquema de lavagem de dinheiro é muito amplo e outras vítimas deveriam fazer denúncias.  

Magnus começou a perceber o esquema de forma mais clara ao conviver com José Janene, que morreu em 2010. Ele não tem dúvidas: o mensalão é muito menor quando comparado ao propinoduto da Petrobras.

Ainda na entrevista à JOVEM PAN, Magnus alertou as autoridades para que comecem a investigar o Instituto de Resseguros do Brasil. Em um desabafo, o empresário, que já deixou o país uma vez, avisa que está de malas prontas e não pretende voltar mais.

O empresário ressaltou ainda que tem nojo da política e que os eleitores precisam conhecer o currículo dos candidatos. A entrevista exclusiva à JOVEM PAN foi concedida a Anchieta Filho e Thiago Uberreich.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.