Governo de SP cria grupo para avaliar barragens de mineração no Estado

  • Por Agência Brasil
  • 30/11/2015 16h12
Mariana (MG) - barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação) Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação barragem

O governo do estado de São Paulo criou um grupo de trabalho (GT) para diagnosticar a situação das barragens de mineração e da indústria de transformação mineral existentes no estado. A criação do grupo foi publicada no Diário Oficial do Estado de sábado (30). O grupo, que tem prazo para apresentar um relatório até o fim de fevereiro de 2016, realizará o primeiro encontro na primeira quinzena de dezembro.

“Em São Paulo, a maioria das 2,8 mil minas em operação são de pequeno porte, sendo que 95% delas produzem areia, brita, calcário e argila. Algumas têm pequenas barragens de rejeito, diferentemente das barragens de minério de ferro como na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Queremos verificar de perto a situação dessas barragens e os riscos que elas podem causar”, informou hoje (30), por meio de nota, o secretário de Energia e Mineração do estado, João Carlos Meirelles.

De acordo com a secretaria, o grupo de trabalho deverá indicar recomendações para as empresas responsáveis pelas barragens, como a adequação das estruturas, adoção de novas tecnologias, alertas às prefeituras dos municípios e minimização de riscos.

São Paulo é o terceiro maior produtor de bens minerais do país e o maior consumidor de insumos da cadeia de construção. Só a região metropolitana de São Paulo recebe diariamente mais de 9 mil carretas de areia e brita.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.