Inauguração de penitenciária de segurança máxima em Brasília é adiada

A quinta penitenciária federal de segurança máxima do país, construída em Brasília, estava com data de inauguração agendada para hoje (20), mas a abertura foi adiada. De acordo com a assessoria de…

  • Por Agência Brasil
  • 20/03/2018 12h06 - Atualizado em 20/03/2018 13h18
DEPEN/DIVULGAÇÃO Em novembro do ano passado, foi anunciado que o presídio funcionaria a partir de março

A quinta penitenciária federal de segurança máxima do país, construída em Brasília, estava com data de inauguração agendada para esta terça-feira (20), mas a abertura foi adiada. De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a decisão foi tomada na segunda-feira (19) e ainda não há nova data prevista.

Em novembro do ano passado, foi anunciado que o presídio funcionaria a partir de março. O governo acabava de receber o prédio e teria quatro meses para avaliar a necessidade de adequações a serem feitas pela construtora responsável pela obra.

A unidade deveria ter sido entregue em dezembro de 2014. O atraso de quase três anos, de acordo com o governo, ocorreu porque a construtora que venceu a licitação faliu e abandonou a obra.

Atualmente, estão em funcionamento quatro penitenciárias federais: em Catanduvas, Paraná; em Campo Grande, Mato Grosso do Sul; em Mossoró, Rio Grande do Norte; e em Porto Velho, Rondônia.

Assim como as demais unidades, o presídio em Brasília tem capacidade para 208 detentos que são submetidos ao regime disciplinar diferenciado. O presídio será destinado a presos de alta periculosidade, abrigando por exemplo, líderes das facções.

O Departamento Penitenciário Federal, responsável pela unidade, está agora sob a gestão do recém-criado Ministério da Segurança Pública, comandado pelo ministro Raul Jungmann.

A Agência Brasil questionou sobre o motivo da suspensão, mas até o momento ele não foi informado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.