Janot envia ao STF 28 inquéritos para investigar 54 envolvidos na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2015 21h17

Procurador-geral da República Rodrigo Janot deve divulgar lista com nomes de políticos a serem investigados por possível envolvimento nos escândalos da Petrobras investigados pela Operação Lava Jato

Antônio Cruz/ Agência Brasil Procurador-geral da República Rodrigo Janot deve divulgar lista com nomes de políticos a serem investigados - Petrobras

A Procuradoria-Geral da República enviou na noite desta terça-feira (03) ao STF 28 pedidos de investigação sobre políticos envolvidos na Operação Lava Jato. Também foram enviados sete pedidos de arquivamento relativos a políticos que foram citados.

Mas, quando os procuradores analisaram os fatos, não consideraram os indícios fortes o suficiente para a abertura de inquéritos. Ao todo, 54 pessoas estão envolvidas nas investigações.

Como tanto os pedidos de abertura de inquérito quanto os de arquivamento podem ter mais de uma pessoa, não é possível saber, neste momento, quantas efetivamente serão investigadas.

Um dos políticos que terá um inquérito aberto para apurar se participou ou não do esquema é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele sempre negou qualquer tipo de envolvimento.

Outro avisado que estará na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é o presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB do Alagoas.

Nos pedidos de investigação, Janot pediu ao ministro relator dos processos, Teori Zavascki, que retire o sigilo das peças. A expectativa é que o magistrado acate o pedido e, nos próximos dias, torne públicas as petições.

Quando isso acontecer, será possível se acompanhar os nomes dos investigados, bem como os crimes pelos quais são suspeitos, pelo site do STF.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.