Linha 4-Amarela fecha estações por superlotação durante pré-carnaval

  • Por Jovem Pan
  • 03/02/2018 17h57 - Atualizado em 03/02/2018 18h35
BRUNO ROCHA/ESTADÃO CONTEÚDO Passageiros enfrentam dificuldades no acesso à estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela

A ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela, confirmou que as transferências às estações Luz e República ficaram fechadas por mais de uma hora, neste sábado (3). De acordo com o empresa, a operação ficou paralisada por conta da presença de usuários na via. O motivo foi o acionamento de dois botões de emergência nos trens que circulavam entre as estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie.

Alguns passageiros também relataram, nas redes sociais, que houve superlotação na estação Faria Lima, local de concentração dos blocos Casa Comigo e Beleza Rara. A confusão aconteceu às 15h22 e a situação foi normalizada às 16h45, segundo a ViaQuatro. Nesse período, a operação foi parcial entre as estações Butantã e Fradique Coutinho. A estação Higienópolis-Mackenzie fechou às 15h.

Em nota, a ViaQuatro informou que “em razão da concentração e dispersão dos blocos de Carnaval a entrada e a saída de algumas estações está sendo feita por acessos diferentes”. Além disso, também serão instalados bolsões para controlar o fluxo de usuários.

“Os trens utilizam a tecnologia Driverless (sem condutor) e, a qualquer acionamento, eles param por questões de segurança. Neste caso, é necessária a intervenção de um colaborador que possa fazer a condução do carro manualmente”, diz o comunicado.
A ViaQuatro informou ainda que reforçou os comunicados para que os equipamentos de segurança não sejam acionados indevidamente. Vale lembrar que a via liga importantes regiões da cidade que receberam bloquinhos de pré-carnaval.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a estimativa é de que 4 milhões de pessoas participem dos desfiles oficiais até o dia 18 Somente neste fim de semana, a expectativa é de que haja 180 blocos de carnaval na cidade. Apesar da maior concentração na região central, haverá desfiles espalhados por toda a cidade.

Novidade

A estação Higienópolis-Mackenzie da linha 4-Amarela começa a operar no mesmo horário das demais estações a partir deste sábado, 3. Desde o dia de sua inauguração, em 23 de janeiro, ela operava parcialmente entre 10 e 15h.

Agora, abre às 4h40 e fecha meia-noite de domingo à sexta-feira, e das 4h40 à 1h aos sábados. Por dia, 42 mil pessoas devem usar a estação, que fica entre as paradas da Paulista e República.

Já o Metrô de São Paulo também confirmou problemas na linha 2-Verde, que passou a operar em velocidade reduzida.

*Com informações complementares da Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.