Linha 6-Laranja do Metrô de SP deve ter obras retomadas em até 90 dias

  • Por Tiago Muniz/Jovem Pan
  • 23/01/2018 11h47
Eduardo Saraiva/ A2IMG Eduardo Saraiva/ A2IMG O secretário estadual dos transportes metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissoni, disse nesta terça-feira (23) que três empresas devem assumir o consórcio

O Governo de São Paulo espera que as obras da linha 6-Laranja do Metrô sejam retomadas entre os próximos 60 e 90 dias.

O secretário estadual dos transportes metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissoni, disse nesta terça-feira (23) que três empresas devem assumir o consórcio. São elas, a chinesa CREC (com 50% de participação), a japonesa Mitsui (35%) e o grupo brasileiro Ruas (15%).

“Ontem, houve uma reunião do conselho da Mitsui no Japão que iria aprovar os termos do novo consórcio. Nós pretendemos receber esse acordo assinado na semana que vem e entre 60 e 90 dias retomar as obras”, diz Pelissioni.

Elas vão substituir as empreiteiras Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, todas implicadas na Operação Lava-Jato e que tinham interesse em vender a concessão.

A construção da linha está parada desde setembro de 2016 porque essas empresas alegavam ter dificuldades de contratar empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O próprio presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, havia dito em outubro que a Mitsui estava procurando um parceiro para comprar a participação das construtoras brasileiras.

Atualmente, o prazo atual de entrega da linha 6-Laranja é novembro de 2021. O ramal deverá ligar a região de Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, até a estação São Joaquim, na região central da cidade, em 15 estações.

O trecho é conhecido como “linha das universidades”, uma vez que passará por seis instituições de ensino superior pelo caminho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.