Ministério do Trabalho lança site para facilitar consultas sobre empregos

  • Por Agência Brasil
  • 01/07/2015 14h11
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Computador

O Ministério do Trabalho e Emprego lançou nesta quarta-feira (1º) plataforma online com informações sobre emprego e rendimento nos municípios e no país. O ministério acredita que o instrumento, ao fornecer balanços e análises sobre o mercado de trabalho formal, auxilirá gestores nas tomadas de decisões para implementação de políticas públicas de emprego.

A ferramenta disponibiliza informações de forma organizada, possibilitando a consulta relativa ao saldo de admissões e demissões nos municípios, à ocupação que mais admitiu ou demitiu durante período mensal e ao estoque de empregos formais no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Giovanni Queiroz, a ferramenta facilita a tomada de decisões dos agentes envolvidos nas políticas públicas para o trabalho. “Sem informação, não podemos preparar ações de políticas de emprego”, explicou.

O painel foi desenvolvido no Observatório do Mercado de Trabalho do MTE e ainda dispõe de informações limitadas. Segundo Vinicius Lobo, servidor do observatório, o Painel de Monitoramento será ampliado, de modo a torná-lo “um instrumento de consulta o mais completo possível”.

Para abastecer o painel, que pode ser acessado no portal do ministério, são utilizados dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.